Como empreendedor você pode até não acreditar ou, pelo menos, dar créditos para os jovens que se tornaram celebridades na internet com blogs e canais no Youtube. Porém, é inegável que eles conseguem colocar em prática conceitos de SEO e Marketing Digital como quase nenhuma empresa no mercado. Assim, é preciso reconhecer que, mesmo com quem menos esperamos, é possível aprender e, dessa forma, ser mais bem sucedido.

Segundo o especialista em Marketing Digital de Performance e cofundador da Agência Mestre, Fábio Ricotta, muitos empresários “torcem o nariz quando se fala das personalidades que têm mais visitantes e inscritos em seus canais de vídeo”, já que existe uma percepção de que eles não sabem o que estão fazendo, mas que não é bem assim. “Muitas atitudes deles podem ser adaptadas pelas empresas e utilizadas como estratégia de SEO ”, defende.

Para Ricotta, muitas empresas já entendem a importância de criar sites, blogues, canais de vídeos, oferecendo conteúdo aos clientes e potenciais consumidores. Porém, grande parte delas ainda considera isso como uma atividade secundária – o que não deveria acontecer. Assim, o especialista em marketing na internet enumera 5 ações que os influenciadores digitais realizam que podem servir de inspiração a sua companhia.

1. Tags e descrições

Uma das coisas mais importantes na hora de postar um vídeo no Youtube ou escrever no blog é pensar sobre como as pessoas vão encontrar e assistir ou ler seu conteúdo. Desse modo, não funcionará apenas publicar e esperar que, magicamente, seu público-alvo apareça.
E isso os blogueiros e youtubers fazem muito bem: utilizam palavras-chave do seu conteúdo na descrição dos vídeos, usam tags – tanto em blogues quanto em vídeos, para que os mecanismos de busca encontrem seu material.

O especialista também explica que sua empresa deve pesquisar palavras-chave sugeridas e verificar as tags que estão sendo utilizadas em outros vídeos sobre o mesmo tema. Para isso, ele sugere serviços como do site “Keywordtool.io”. “Mas, não se atenha a isso. Pesquise o que sua audiência gostaria de ver”, sugere.

2. Qualidade de material

Ricotta lembra que ninguém gosta de ver um vídeo com má qualidade ou ler um texto mal escrito. E, certamente, um material que não contenha qualidade servirá como marketing negativo para sua marca ou empresa. Dessa forma, é importante que qualquer tipo de conteúdo oferecido seja feito com cuidado, demonstrando respeito pelo seu público-alvo.

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 O especialista destaca que não é caro investir em boas câmeras, microfones e programas de edição de vídeo. “Repare que os grandes Youtubers estão sempre melhorando seus vídeos, deixando-os mais dinâmicos e com temas que a audiência deseja assistir”, destaca. “Se um tema está sendo comentado pelas pessoas e fizer sentido dentro do que você produz, fale sobre ele”, sugere.

3.  Playlists e séries

Se você observar nos canais mais famosos do Youtube e nos blogues “que bombam” nas redes sociais, todos eles terão em comum a postagem de materiais que seguem a mesma temática – criando uma série e, desse modo, o engajamento da sua audiência. Exemplos disso são as paródias, entrevistas e o famoso VEDA (que é uma proposta de criar vídeos todos os dias do mês de abril e agosto).

De acordo com o especialista consultado, a ideia de criar séries e playlists é importante já que aparecem com mais frequência na lista de vídeos relacionados no canal ao seu visitante, mantendo novos inscritos mais engajados.

Outra tática importante, aqui, é criar conteúdo com sugestões de links de outros vídeos na publicação. “Avalie onde eles estão deixando o seu vídeo e coloque uma anotação um pouco antes disso”, sugere Ricotta.  

4. Frequência

Você acha que blogueiros e youtubers são “um bando de desocupados” porque postam todos os dias – ou muitas vezes na semana? Pois, então, está muito enganado. A constância na publicação de conteúdo é importante, já que é muito importante não deixar “buracos” entre um material e outro publicado. Segundo Ricotta, a frequência e a publicação no mesmo dia são importantes para que sua audiência crie um hábito.

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Assim, tente fazer publicações nas páginas de seu empreendimento ao menos uma vez por semana, não fazendo aleatoriamente. Programe-se.

5. Interatividade

Outra ação importante para o marketing digital de sua empresa é se relacionar com seu cliente e seu público-alvo também no mundo online. É interessante que responda aos comentários, faça perguntas e interaja com sua audiência nas redes sociais. Esse é outro ensinamento que os influenciadores digitais trazem em suas postagens. “Além de seus clientes te valorizarem, sua empresa também passará a conhecer mais sobre eles, gerando um grande trunfo”, finaliza o especialista.

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