Tamanho do texto

Modelo apresenta uma série de vantagens para o franqueado, como economia no investimento inicial e melhor administração de seu tempo

Brasil Econômico

Para fazer o trabalho em casa, é necessário que o empreendedor tenha muita disciplina para não perder o foco
iStock
Para fazer o trabalho em casa, é necessário que o empreendedor tenha muita disciplina para não perder o foco

Nos últimos anos, a relação das pessoas com o trabalho sofreu alterações significativas. Uma dessas mudanças foi o crescimento do modelo "home based", carecterizado pelo trabalho em casa. Essa é uma opção considerada interessante em muitas situações, principalmente para os empreendedores que desejam abrir o primeiro negócio. 

LEIA:  Saiba o que incluir no cálculo de custos de uma franquia

Carlos Alexandre Gomes, diretor da San Martin Corretora de Seguros – empresa que possui cerca de 180 unidades franqueadas neste formato –, listou as maiores vantagens do t rabalho em casa . Confira abaixo quais são: 

Economia no investimento inicial

Trabalhando no modelo "home based", é possível economizar consideravelmente no investimento inicial. Isso acontece porque a taxa de franquia paga nessa configuração costuma ser inferior e, além disso, este formato elimina a necessidade de alugar ou reformar um local para atender às exigências da empresa. 

Menos gastos com deslocamento

A possibilidade de trabalhar sem sair de casa faz com que o empreendedor consiga reduzir os custos com deslocamento até o local de trabalho. Além disso, também é importante ressaltar a questão do tempo: sem precisar se dirigir ao escritório, a pessoa que escolhe o modelo "home based" tem mais tempo livre para ficar em casa ou realizar outras atividades. 

LEIA MAIS:  Cinco amigos que profissionais de sucesso têm na vida

Pagar contas de um único local

Se você aluga ou adquire um ponto para abrir sua franquia, você precisará se preocupar em pagar as contas da sua e também do local de trabalho. Ao optar pelo formato "home based", você une os custos residenciais aos profissionais, sendo necessário pagar por única conta de cada item. 

Redução de encargos trabalhistas

Neste modelo, não é necessário que você tenha qualquer funcionário para ajudar a tocar o negócio, portanto, você diminui os gastos com mão de obra. Além disso, a necesidade de pagar impostos e outras questões relativas aos direitos trabalhistas é diminuída.

LEIA TAMBÉM:  Veja como a ciência pode encorajá-lo a deixar o emprego que odeia

Administração do tempo

Com o trabalho no formato "home based", o empreendedor tem mais controle do seu tempo no dia a dia. É mais simples se organizar para realizar as tarefas diárias que seriam dificultadas caso houvesse a necessidade de se deslocar para o local de trabalho, como se dirigir ao banco para pagar contas, por exemplo. No entanto, ao escolher pelo trabalho em casa, é importante que haja muita disciplina para que o foco não seja perdido.