Programa do governo para salvar empresas chega tarde, diz especialista
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Programa do governo para salvar empresas chega tarde, diz especialista

A reedição da medida provisória que recria o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda ( BEm ), custeado pelo governo, que autoriza empresários a reduzir salários , carga horária e até a suspender contratos de trabalho chegou tarde na opinião do advogado especialista em Direito do Trabalho Empresarial, Fernando Kede.

“Apesar de ainda beneficiar as empresas, o Executivo demorou para reagir, uma vez que a necessidade maior dessas medidas era no auge da segunda onda, em que diversas empresas e comércio foram obrigados a suspender as atividades e muitos não resistiram e fecharam”, avalia.

Kede explica que as medidas atuais são semelhantes às da edição anterior e têm impacto de proteger postos de trabalho e facilitar a vida dos empregadores, no entanto muitas vagas já foram fechadas e muitos profissionais demitidos. “Se a medida provisória tivesse sido editada antes, sem dúvida um número maior de empresas sobreviveria à crise, e empregos seriam preservados. Ainda que a empresa não tenha fechado, vagas de trabalho foram perdidas. Com as atividades suspensas, muitas foram obrigadas a demitir já que não conseguiam pagar os salários”, diz.

Programa do governo para salvar empresas chega tarde, diz especialista

Governo

Outra MP (1046/2021) publicada na mesma data, recria medidas temporárias que podem ser adotadas pelos empregadores, como teletrabalho, antecipação das férias, concessão das férias coletivas, aproveitamento e antecipação de feriados, banco de horas, suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho e suspensão do recolhimento do FGTS. Essas medidas terão efeito durante o prazo de duração da norma, 120 dias a partir da sua publicação, e podem ser prorrogadas por ato do governo federal.

A matéria completa você lê no  site do 1Bilhão. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!