Previdência Social
Divulgação
Novas regras da Previdência podem alterar o tempo que falta para você se aposentar

O texto-base da reforma da Previdência foi aprovado nesta quarta-feira (10) no Plenário da Câmara, em primeiro turno por 379 votos a 131. Ele vai alterar as regras para o trabalhador que quer se aposentar, como a exigência de uma idade mínima - condição hoje inexistente.

Mas haverá  modelos de transição para quem vai se aposentar e já está no mercado de trabalho, tanto para trabalhadores do INSS como para servidores. 

Após a aprovação do texto-base em primeiro turno, o próximo passo será a análise dos destaques, propostas feitas pelos deputados e que, se aprovados, podem alterar o texto-base. A expectativa é que a votação dos destaques comece na manhã desta quinta-feira (11).

O projeto de reforma da Previdência deve ser votado ainda em segundo turno na Casa e, em seguida, será analisado pelo Senado . Se houver alteração, o texto volta para a Câmara.

Além das regras de transição , o texto aprovado na Câmara prevê mudanças no cálculo dos benefícios, que vai contabilizar a média de todas as contribuições - não mais das 80% maiores - e exigir mais tempo na ativa para um valor maior na aposentadoria.

Para saber quanto tempo falta para você se aposentar e qual a regra de transição mais vantajosa, basta clicar no simulador aqui .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!