O porta-voz do Planalto, Otávio do Rêgo Barros, afirmou, nesta segunda-feira (10) que o presidente Jair Bolsonaro está à disposição dos governadores para conversar sobre a manutenção deestados e municípios no texto da reforma da Previdência . Segundo ele, a posição do governo é pela inclusão no texto final da proposta.
Leia também: Bolsonaro se reúne com Moro nesta terça para discutir vazamento de mensagens
Nesta terça-feira, chefes dos executivos estaduais desembarcam em Brasília para tratar do tema com Bolsonaro . O parecer do relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), está previsto para quinta-feira.
"O nosso presidente coloca-se à disposição para compartilhar percepções dos governadores e reforçar, pelo que nós percebemos, essa posição que é de apoiar o projeto do governo e incluir Estados e municípios no documento final", disse.
Ainda segundo o porta-voz , o secretário especial de Previdência e Trabalho afirmou que não adiantará resolver apenas a situação da União.
"Para o secretário Marinho, não adianta resolver a situação da União e deixar Estados e municípios na situação que estão. Ele avaliou que a Previdência será o alicerce de toda as futuras reformas, sobretudo a tributária", disse Rêgo Barros .
O secretário reconheceu que "há uma questão política a ser enfrentada, já que deputados estaduais temem arcar com o ônus político de aprovar o texto nos Estados, tendo em vista que as eleições municipais ocorrem no ano que vem".
Leia também: "Vazamento envolvendo Moro é tentativa de prejudicar Previdência", diz Guedes
"É necessário, portanto, o empenho dos governadores para defenderam junto aos parlamentares estaduais e municipais a integralidade do texto que for aprovado na Câmara e no Senado ", finalizou.