Com mudança no Meu INSS, governo quer facilitar a busca por serviços públicos on-line
Marcos Corrêa/PR
Com mudança no Meu INSS, governo quer facilitar a busca por serviços públicos on-line


O cadastramento de segurados da Previdência Social no portal Meu INSS sofreu alterações. Agora, o login é feito por meio do site acesso.gov.br. A mudança faz parte da intenção do governo federal de unificar portais e sites institucionais, com o objetivo de facilitar a busca por serviços públicos na internet.

Leia também: Aprovação do governo Bolsonaro no mercado cai de 28% a 14% em maio, diz XP

Ao acessar o portal acesso.gov.br, o interessado em se cadastrar no Meu INSS precisa informar nome e CPF (campos obrigatórios), além de endereço de e-mail e número de telefone (informações opcionais, mas que podem ajudar em caso de necessidade de recuperação da senha). Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento.

O cadastramento depende ainda da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias do cidadão. Neste caso, é preciso escolher a opção correta sobre a última empresa onde trabalhou recolhendo para a Previdência Social , o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos. É necessário ficar atento, pois o cadastro somente é finalizado quando o segurado responde de forma correta às perguntas.

Leia também:

De acordo com o INSS, terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS.

Outra opção de acesso ao portal é acessar sites dos bancos Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi, a fim de obter uma senha inicial. As agências do INSS também oferecem esse serviço. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento telefônico 135.

Leia também: "Não acho que seja sacrifício trabalhar até os 65 anos", diz relator da reforma

Conheça os serviços que podem ser realizados pelo Meu INSS :

  1. Aposentadoria por idade
  2. Salário-maternidade
  3. Simulação de tempo de contribuição
  4. Agendamentos e consultas de pedidos
  5. Extrato CNIS
  6. Extrato de pagamento de benefício
  7. Extrato de empréstimo
  8. Extrato de Imposto de Renda
  9. Carta de Concessão de Benefício
  10. Agendamento de perícia médica
  11. Declaração de benefício
  12. Consultar a revisão do artigo 29
  13. Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual
  14. Alterar dados básicos de contato

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!