O dólar mantém a volatilidade observada ao longo de toda a semana. Após o fechamento em queda de mais de 1% na véspera, a moeda americana voltou a subir nesta sexta-feira (9). A divisa dos EUA opera com ganhos de 0,3%, valendo R$ 3,939.
Leia também: Governo avalia corrigir faixas de isenção do IR pela inflação
A Guerra comercial e a agenda econômica brasileira são os tópicos mais importantes no radar dos investidores. O Ibovespa, principal índice acionário, registra leve ganho de 0,04%, aos 104.159 pontos.
Do lado internacional, a troca de investidas entre China e Estados Unidos segue desestabilizando o mercado internacional. Após o governo do gigante asiático ter proibido que as estatais chinesas comprassem produtos agrícolas americanos, Washington travou a liberação de licenças que permitiriam o fornecimento de produtos de empresas dos EUA à Huawei .
Internamente, as atenções voltam para a tramitação da reforma da Previdência, agora no Senado. O relator da proposta na Casa será o tucano cearense Tasso Jereissati. Ele já declarou que espera reinserir estados e municípios no texto da reforma federal.
Também na quinta, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), falou a respeito do presidente Jair Boslonaro. Durante evento em SP, na Fundação Lehmanm, o parlamentar fez referência a Boslonaro como "produto dos nossos erros".
Leia também: Huawei vai abrir nova fábrica em São Paulo de US$ 800 milhões
O deputado também afirmou, em outro discurso, que o radicalismo das falas do presidente atrapalha a tramitação de projetos no Congresso. A apreensão é que possa haver algum desentendimento entre o Executivo e Legislativo, o que pode representar um entrave para a agenda econômica.