Grande responsável pela disparada do Ibovespa, o PIB dos Estados Unidos mostrou um crescimento de 3,1% no 1º trimestre
Getty Images
Grande responsável pela disparada do Ibovespa, o PIB dos Estados Unidos mostrou um crescimento de 3,1% no 1º trimestre

O desempenho da economia norte-americana no primeiro trimestre acabou se sobrepondo à  retração do PIB (Produto Interno Brasileiro) brasileiro e ajudou a Bolsa de Valores (B3) a chegar ao maior patamar desde 20 de março nesta quinta-feira (30). O Ibovespa subiu 0,92% neste pregão, a 97.457 pontos, enquanto a cotação do dólar ficou em R$ 3,9790, registrando leve alta de 0,07%.

Grande responsável pela disparada do Ibovespa , o PIB dos Estados Unidos mostrou um crescimento de 3,1% no primeiro trimestre deste ano. Embora a porcentagem tenha sido ligeiramente revisada para baixo, o número reforçou o entendimento de que a economia norte-americana continua forte.

O PIB do Brasil, por sua vez, recuou no primeiro trimestre deste ano frente ao mesmo período do ano pasasdo. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia retraiu 0,2% entre janeiro e março, a primeira queda registrada desde o quarto trimestre de 2016.

Indústria em queda

Os dados mostram que, do último trimestre de 2018 para o primeiro trimestre de 2019, a queda de 0,2% no PIB foi puxada por um recuo de 0,7% no setor industrial, seu pior resutado desde o último trimestre de 2016. Dentro do setor, as principais atividades em queda foram a indústria extrativa mineral (-6,3%), construção (-2%) e indústrias da transformação (-0,5%).

O relatório do IBGE aponta, ainda, que o resultado só não foi pior devido ao crescimento do setor de serviços, que ficou em 0,2%. Colaboraram para o resultado positivo os outros serviços (0,4%), intermediação financeira e seguros (0,4%), administração, saúde e educação pública (0,3%), informação e comunicação (0,3%) e atividades imobiliárias (0,2%).

Leia também: Contas públicas têm pior superávit para abril em mais de 20 anos

Na comparação com o mesmo período de 2018, no entanto, o PIB brasileiro cresceu 0,5%. Já o acumulado nos quatro trimestres terminados em março de 2019 subiu 0,9%, comparado aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!