Hoje em dia, para estabelecer uma startup
é praticamente obrigatório lançar um site oficial da marca. Além de ser indispensável para traçar um plano de arranque, ele pode ser uma das realizações mais recompensadoras de todo o processo. Mesmo que a tecnologia tenha se desenvolvido a ponto de possibilitar que quase todo mundo possa criar um site, ainda há grandes obstáculos a serem enfrentados durante o caminho. Veja como contorná-los com esses conselhos do site Entrepreneur.
+ Startup: entenda o conceito e saiba como funciona o investimento
1. Desenvolva um produto minimamente viável
Naturalmente, quando você desenha e desenvolve um site para a sua startup , você espera que ele esteja perfeito. Você tem uma visão ousada para o futuro da sua marca e quer que o seu site reflita essa visão. Também é natural que à medida que você desenvolve seu site, você fique cada vez mais tentado a adicionar ferramentas e recuperar seções antigas a partir da inserção de conteúdos e funcionalidades novas. Contudo, é possível lançar um site com funcionalidades mínimas e expandí-las mais tarde.
2. Escolha o design e o layout
O design e o layout que você escolher serão determinantes para o sucesso do seu site. Além de ajudar a formar as primeiras impressões dos visitantes, são eles que vão determinar se eles vão voltar. Se você tentar criar um site sem gastar dinheiro, usando um site que oferece templates prontos, por exemplo, suas opções serão limitadas. Por isso, é recomendável procurar um profissional de design que seja talentoso para ajudá-lo a encontrar um design que combina com a sua marca e que a coloque em destaque.
3. Trabalhe bem o conteúdo do seu site
Você terá que escolher bem os títulos para as suas páginas, independentemente de seguir as convenções ou optar por um modelo mais criativo. Você escreverá todo o material do seu site, das taglines da sua home page até os parágrafos de cada texto das suas páginas internas. Você vai querer escrever um conteúdo informativo e único para que ele represente a identidade do seu site e cative a atenção dos internautas.
4. Otimize o seu site
Otimizar um site com técnicas de SEO é uma das ações de marketing online mais importantes na nova era. Não é muito caro e resulta em aumento permanente da visibilidade do seu site e consequentemente da sua marca.
5. Use Call to Action
Call to Action são funções que incitam o usuário a executar ações. Eles podem assumir a forma de chamadas curtas baseadas em palavras-chave que aparecem no final dos posts, botões que estimulam as pessoas a efeturarem compras ou formulários nas páginas de contato que precisam ser preenchidos pelos usuários. Existem vários caminhos diferentes para converter visitantes em usuários fiéis. Não importa qual modelo você vai escolher desde que você se certifique de que essas funções estarão visíveis.
6. Escolha um bom provedor de hospedagem
Embora não pareça uma decisão muito importante a ser tomada, a escolha do provedor de hospedagem pode ter um grande impacto na funcionalidade do seu site. No caso dos empresários iniciantes, a escolha pode afetar as limitações de custo e funcionalidade do site. Além disso, uma bom provedor pode garantir suporte se alguma coisa der errado.
+ Procura dinheiro para sua startup? Veja dicas de quem atraiu investidores-anjo
7. Impulso inicial
Finalmente, entenda que o lançamento do site é apenas o fim de uma fase, mas o início de outra. Depois do lançamento, você precisará criar impulso inicial na forma de tráfego para seu site. Isso inclui contente marketing e outras estratégias de publicidade e propaganda.
Se você pode identificar os potenciais obstáculos que vai enfrentar quando lançar um site, estará psicologicamente preparado para encarar esses desafios e estabelecer um plano de ação. Não há um modo de tornar esses passos mais fáceis, mas você pode melhorar suas chances de sucesso se fazer mais pesquisa e se preparar.
Lançar um site é estressante, mas se lembre: você sempre vai poder fazer ajustes mais tarde, quando o site já estiver funcionando. Crie o melhor produto que puder, mas não deixe seu perfeccionismo comprometer o lançamento do site da sua startup.