Engenheiro larga carreira para faturar R$ 4,3 milhões com fast-food inteligente
Youburger permite que o cliente escolha todos os ingredientes de seu sanduíche por meio de terminais de autoatendimento
O empresário Rodrigo Malca nunca gostou de limitações. Durante a faculdade, quando parava para comer em restaurantes fast-food, não ficava satisfeito com os lanches padronizados e as poucas variações possíveis. Ao perceber que a demanda também partia de outras pessoas, quis solucionar este problema.
Para dar início ao próprio negócio, o empresário precisou arriscar. Aos 24 anos, havia acabado de concluir a graduação em engenharia e já estava empregado em uma multinacional, onde recebia R$ 5 mil mensais. Após algum tempo de empresa, um aumento insatisfatório – de apenas 1% – foi a motivação final que Malca precisou para deixar a empresa e entrar de vez no mundo do empreendedorismo. Nascia ali a Youburger, rede de lanchonetes que proporciona total autonomia ao consumidor.
"Fui bastante questionado, mas meus pais apoioaram muito. Estava deixando algo muito seguro, onde tinha estabilidade e um crescimento legal. Mas nunca pensei em desistir. Claro que houve momentos difíceis, mas nunca repensei. Não pelo resultado, mas sim pela paixão que eu coloco no trabalho", conta o empresário.
Após a decisão, a missão passou a ser juntar dinheiro para inaugurar a empresa. Malca foi atrás de um empréstimo, conseguiu R$ 220 mil e juntou a verba aos R$ 30 mil de sua rescisão. Como resultado, surgiu a primeira unidade da Youburger, em novembro de 2012, em Resende, cidade próxima à divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Fazendo diferente
A proposta da Youburger é permitir que o cliente escolha todos os ingredientes, na ordem e quantidade que desejar, por meio de terminais de autoatendimento espalhados pelas lojas. Ou seja, ao invés de pedir o sanduíche montado para um atendente, o consumidor tem disponível um sistema touchscreen em que pode selecionar o tipo de pão, carne e sobremesa que mais lhe agradam. Após a escolha, é gerado um ticket, baseado na soma de todos os ingredientes, para posterior pagamento.
"Com essa liberdade que promovemos, conseguimos atender a todos os públicos. Oferecemos desde hambúrgueres mais suculentos até os mais leves. Conseguimos atender diferentes classes e gostos", explica Malca.
Além disso, ao montar um sanduíche, o cliente pode nomeá-lo e cadastrar seu CPF para que fique registrado no sistema. Na próxima visita, caso deseje a mesma combinação, basta pesquisar e selecionar o lanche cadastrado.
Sistema de franquias e expansão da empresa
Atualmente, a rede conta com seis lojas em operação e mais seis contratos fechados para a abertura de novos estabelecimentos. Segundo o empresário, a intenção é crescer apenas por meio deste modelo, visto que a única unidade própria é a matriz.
Malca acredita que um dos benefícios oferecidos aos franqueados seja a oportunidade de conseguir bons resultados mesmo em períodos fracos para a economia. A possibilidade de montar o lanche da forma que desejar permite ao consumidor optar por combinações mais baratas. "A flexibilidade permite que a gente tenha jogo de cintura para sobreviver", diz.
Projeções para 2016
Neste ano, a Youburger pretende mais do que dobrar o faturamento de R$ 4,32 milhões obtido em 2015. Para isso, Malca espera fechar 2016 com ao menos 20 lojas funcionando. Até o momento, a empresa selou um novo contrato de franquia por mês desde o início do ano.