Empresário fatura R$ 3,5 milhões levando boteco até a casa dos clientes

Fernando Santos encerrou atividades de restaurante que já atuava há três anos para inovar no segmento de eventos

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Fernando Santos viu a possibilidade de trabalhar com eventos após realizar festa de um amigo


Formado em administração de empresas, com MBA em marketing e experiência em multinacionais, mas fazendo sucesso com salgadinhos e cerveja gelada. Esse é o melhor resumi da história de Fernando Santos, que inovou o serviço de buffets e criou o Boteco em Casa, empresa que reproduz o ambiente dos populares botecos em festas e eventos.

O empreendimento começou com outra cara e foi se adaptando à medida em que Santos percebia a necessidade e a possibilidade de fazer mais dinheiro. Em 2006 o negócio teve início como um restaurante fast food, que servia comida de boteco dentro de um shopping center na zona oeste da capital paulista. Mas tudo começou a mudar quando ele aceitou o pedido de um amigo por uma festa particular: ali o empresário percebeu que poderia oferecer mais que apenas comida. "Tínhamos um custo fixo alto e precisávamos obter outras receitas, então comecei a fazer as festas. Deu certo e comecei um negócio", conta. 

O restaurante, que havia mudado de endereço para um bar no bairro boêmio da Vila Madalena, foi mantido em funcionamento por mais um tempo até que a operação de eventos começou a tomar grandes proporções. Foi aí que Santos fechou o estabelecimento e passou a dedicar-se totalmente ao modelo de negócio atual. 

Uma "experiência diferenciada" dentro da casa do cliente, como o proprietário define: "Muitas vezes, quando você procura um bar ou restaurante, você não tem aquela intimidade. Você está no ambiente com pessoas que não conhece. Quando leva para casa, a pessoa tem o clima do boteco, mas só com amigos. A comida não tem cerimônia para consumo, não tem formalidade nenhuma. Isso gera descontração, integração entre as pessoas. Todo mundo consegue conversar com todo mundo".

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Além das bebidas, Boteco em Casa oferece lanches e salgadinhos em seus eventos

Um dos diferenciais do Boteco em Casa é a facilidade que proporciona ao cliente na realização do evento. "Comida, bebida, decoração, mobiliário, música, brindes, seguranças, recepcionistas...tudo que precisar eu levo. Isso é vantagem para o contratante, que lida com um único interlocutor e faz um único pagamento", esclarece o empresário.

Existem também variações na ambientação feita pela empresa. Os clientes podem escolher o modelo "Botecos pelo Mundo", que permite selecionar um dos países disponíveis – como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Espanha – e ter um evento personalizado como um boteco típico do local. "Isso nasceu porque alguns clientes são recorrentes desde o início da nossa operação, então todo ano eles faziam a festa com o mesmo tema. Um deles era uma empresa alemã que queria mostrar a cultura do país para os seus funcionários. Então fizemos o boteco alemão", diz Santos, reforçando que, mesmo nestes casos, "a comida é sempre de boteco. Tudo coisa fácil de comer". Segundo o empresário, a ambientação estrangeira mais procurada pelos consumidores é a espanhola. 

Além do serviço de buffet, o Boteco em Casa também conta atualmente com um food truck, que trabalha em eventos esporádicos e pontos itinerantes. Santos, porém, vê a modalidade como um "segundo passo", algo que pode se tornar interessante a partir do momento em que a atividade principal estiver totalmente consolidada. Por conta disso, o empresário hoje busca a expansão por meio de franquias que trabalhem apenas com a parte de eventos, levando a empresa para regiões além de São Paulo. Santos conta que já existem contratos assinados para abrir unidades em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Coritiba. 

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'Truck do Boteco', inaugurado em 2014, é visto por Santos como bom negócio para o futuro

Em 2015 a empresa realizou 440 eventos e arrecadou R$ 3,5 milhões. Neste ano, o número de festas aumentou 18%, mas o faturamento não manteve a proporção e, até agora, cresceu apenas 6%. "Isso acontece porque os eventos diminuíram um pouco de tamanho neste período. Você escolhia um cardápio mais completo, mas hoje está optando pelo mais simples", explica o empreendedor, que vê a situação como fruto da descrença do consumidor na economia, mas acredita em um melhor cenário futuro: "Assim que o pessoal voltar a ter otimismo, o faturamento volta a crescer".

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