O Procon-SP fez uma pesquisa de preço de material escolar na cidade de São Paulo e detectou diferença de preço de até 420% para um mesmo produto. Segundo orientação do órgão, a principal medida para evitar os abusos nos preços pelos comerciantes é fazer uma pesquisa de preços.
Ao todo foram pesquisados 243 itens, em dez estabelecimentos em todas as regiões da capital. No comparativo com a pesquisa realizada em janeiro de 2015, a variação dos preços médios foi de 6,02%. Veja a pesquisa completa no site do Procon-SP .
De acordo com o levantamento, feito entre os dias 14 e 16 de dezembro, a borracha látex branca da Faber Castell apresentou a maior diferença de preço de um estabelecimento para o outro, ao custar R$ 0,48 em um estabelecimento e R$ 2,50 em outro.
A pesquisa tem como objetivo fornecer ao consumidor uma amostra das diferenças de preços que ele pode encontrar no mercado de material escolar, bem como o preço médio dos itens pesquisados.
Veja algumas dicas do Procon-SP para a compra de material escolar:
– Antes de sair às compras, verifique quais os itens que restaram do período letivo anterior e avalie a possibilidade de reaproveitá-los.
– A boa e velha pesquisa não pode faltar. Guarde todo o material publicitário, pois além de ajudar na análise dos preços, a publicidade faz parte do contrato e deve ser cumprida, conforme determina o Códigode Defesa do Consumidor.
– Algumas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades. Portanto, sempre que possível, reúna um grupo de consumidores e discuta sobre essa possibilidade com os estabelecimentos.
– Nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Evite comprar materiais com personagens, logotipos e acessórioslicenciados, porque geralmente os preços são mais elevados.
– Materiais como colas,tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor.