Brasil Econômico

undefined
Elza Fiúza/Agência Brasil
Informe de rendimentos pode ser retirado pessoalmente, mas INSS recomenda impressão pela internet

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já liberou o acesso ao informe de rendimentos de 2017 para aposentados e pensionistas que precisam entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O envio das informações é obrigatória para quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 durante 2017 ou se encaixa em uma das situações condições definidas pela Receita Federal

Para consultar o extrato, o segurado deve acessar o  site do INSS  e selecionar a opção Extrato de Imposto de Renda no menu de serviços da página. As informações estão disponíveis apenas para quem já está cadastrado na plataforma. Quem ainda não possui a inscrição, deve informar CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para conseguir um código provisório, usado para fazer o primeiro acesso na plataforma.

Leia também: Como baixar o programa para declarar o Imposto de Renda de 2018

Depois de realizar o acesso, a página exibirá uma mensagem para que o segurado cria a sua própria senha. Ela deve conter números e letras maiúsculas e minúsculas, além de um caractere especial, como ponto de exclamação ou arroba, por exemplo. A exigência feita pela página visa aumentar a segurança da sua senha e diminuir a chance de alguém acessar sua conta em seu lugar.

Leia também: Veja as principais mudanças na declaração do Imposto de Renda deste ano

O site permite, ainda, consultar um demonstrativo de rendimentos de anos anteriores. Em caso de dúvidas, você pode ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social pelo número 135. Os brasileiros que moram no exterior também conseguem acessar as informações disponíveis no Meu INSS.

O informe do ano base 2017 também pode ser retirado pessoalmente nas agências da Previdência Social. No entanto, o INSS recomenda que a impressão do documento seja feita na internet ou nos terminais de autoatendimento dos bancos "para mais conforto ao cidadão".

Leia também: Vai abrir uma loja virtual? Confira cinco perguntas que você deve fazer

O informe de rendimentos de aposentadorias e pensões pelo INSS é utilizado para preencher a declaração no programa do Imposto de Renda. A entrega dos documentos deve ser feita até 30 de abril. De acordo com estimativas da Receita Federal, cerca de 28,8 milhões de brasileiros farão a declaração do IR este ano.

* Com informações da Agência Brasil.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários