Para pagar o IPVA, o proprietário deve ir a uma agência bancária ou uma casa lotérica com o número do Renavam
Shutterstock
Para pagar o IPVA, o proprietário deve ir a uma agência bancária ou uma casa lotérica com o número do Renavam

Em São Paulo, para proprietários de veículos com placas terminas em 4, hoje (14) é o último dia para pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) à vista com desconto de 3%. Aqueles que pretendem parcelar o imposto em três vezes também têm, nesta segunda-feira, a última chance de fazê-lo.

Leia também: Prazos, valores e parcelamento: saiba tudo sobre o IPVA 2019

O valor a ser pago pode ser consultado nos caixas eletrônicos, pela internet ou diretamente nas agências bancárias. Para tanto, basta que o contribuinte tenha em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) de seu automóvel. Também é possível verificar o valor do IPVA no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Para pagar o IPVA, o proprietário deve ir a uma agência bancária ou uma casa lotérica com o número do Renavam. Também é possível quitar o imposto nos caixas eletrônicos, pela internet ou por quaisquer outros canais oferecidos pelo banco, como os aplicativos, por exemplo.

À vista ou parcelado?

Para os contribuintes que têm a quantia guardada para quitar o  IPVA, a cota única é mais vantajosa financeiramente
Reprodução
Para os contribuintes que têm a quantia guardada para quitar o IPVA, a cota única é mais vantajosa financeiramente

Para os contribuintes que têm a quantia guardada para quitar o IPVA de uma vez, a cota única é mais vantajosa financeiramente. Segundo cálculos feitos pela associação de consumidores Proteste, o parcelamento só valeria a pena se o dinheiro investido estivesse numa aplicação de rendimento mensal líquido de pelo menos 1,55% ao mês ou 20,27% ao ano. Em termos brutos, isso equivale a 2% ao mês ou 26,82% ao ano.

Com a taxa Selic em 6,5% ao ano, o menor patamar desde o início da série histórica do Banco Central (BC), esse é um rendimento impossível de se conseguir em aplicações mais conservadoras e indicadas para essa finalidade, como o Tesouro Direto e a caderneta de poupança. Esta última, a título de comparação, hoje paga cerca de 0,35% por mês. 

Leia também: IPVA à vista ou parcelado: qual é a melhor forma de pagar o imposto?

"Numericamente não vale a pena [parcelar o valor do IPVA]", explica o educador financeiro Fabrizio Gueratto, do canal 1Bilhão. "Se você consegue um desconto de 3% [valor praticado em São Paulo, por exemplo] à vista, teria que encontrar um investimento que rendesse mais do que esses 3% em três meses [máximo de parcelas do IPVA ]. Atualmente, com a Selic em 6,5% ao ano, nenhum investimento de renda fixa com liquidez diária rende 1% ao mês", completa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!