Brasil Econômico

Com decisão da Aneel, conta de luz completará terceiro mês consecutivo sem cobrança extra aos consumidores
Shutterstock
Com decisão da Aneel, conta de luz completará terceiro mês consecutivo sem cobrança extra aos consumidores

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (23) que a bandeira tarifária de março contrinuará na cor verde. Com a decisão, os consumidores completarão o terceiro mês sem precisar pagar a cobrança extra na conta de luz, já que para janeiro e fevereiro a agência já havia decidido manter a tarifa nesse patamar.

Leia também: Tem conta no Nubank? Em breve, você poderá usá-la para receber seu salário

A manutenção da tarifa na conta de luz indica que a situação nos reservatórios das usinas hidrelétricas continua a melhorar, devido à volta das chuvas. Nos últimos meses do ano passado, por conta do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, houve cobrança extra na energia elétrica por meio das bandeiras.

Leia também: Fitch rebaixa nota e Brasil fica a três níveis do grau de investimento

Isso acontece para aumentar os recursos e cobrir os custos extras com a produção de energia mais cara gerada pelas usinas termelétricas. Em outubro e novembro, a conta de luz ficou no patamar 2, a mais alta prevista pela agência. No mês de outubro, o acréscimo foi de R$ 3,50 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Em novembro, com a revisão dos valores, o valor adicional passou para R$ 5,00 a cada 100 kWh.

Em dezembro, por conta do início do período chuvoso, a agência reguladora determinou a cobrança da bandeira vermelha, mans no patamar 1, com cobrança extra de R$ 3,00 a cada 100 kWh consumidos.

Entenda a bandeira tarifária

O sistema foi criado para equilibrar os gastos extras pelo uso das usinas termelétricas, mais caras que as hidrelétricas. A cor da bandeira impressa na conta indica o custo em função das condições de geração de eletricidade. Quando chove menos, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no País.

Leia também: Força de trabalho tem 26,3 milhões de pessoas subutilizadas, diz IBGE

A agência defende que a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de cobrar um valor que já era incluído na conta de energia, por meio do reajuste tarifário anual das distribuidoras. A agência diz que o modelo torna a conta mais transparente para o consumidor e apresenta a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!