O prazo para pagamento integral do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) com desconto de 3% para carros com final de placa 2 termina já nesta quarta-feira (10) em São Paulo. Depois disso, não será mais possível conseguir qualquer abatimento no valor do imposto.
Leia também: Trabalhador que teve demissão divulgada em rede social receberá indenização
Existem três possibilidades de pagamento do IPVA . A primeira é a que se encerra em janeiro, à vista com desconto de 3%. A segunda opção é de pagamento integral em fevereiro, já sem o desconto, enquanto a terceira permite parcelamento em três vezes, de janeiro a março. O dia final para a quitação varia de acordo com a placa do veículo. Confira a tabela com os prazos de pagamento em São Paulo:
Leia também: Ameaçada e chamada de 'piranha', mulher será indenizada por construtora
Para realizar o pagamento, o consumidor precisa se dirigir a uma agência bancária credenciada levando o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). É possível utilizar os terminais de autoatendimento, os guichês de caixa, internet, débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária para fazer o pagamento. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.
Como consultar?
O Estado de São Paulo não envia mais cartas de notificação, portanto, os proprietários de automóveis devem consultar o valor e a data de vencimento do imposto por meio do site criado pelo governo. Para ter acesso às informações, é preciso informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e a placa do veículo.
Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, o imposto no Estado ficará 3,2% mais barato. Os carros movidos a gasolina recolherão 4% sobre o valor venal. Para calcular o valor a ser pago, basta multiplicar o valor do veículo por 0,04.
Leia também: Mercado de trabalho terá recuperação em 2018, indica pesquisa
Como emitir a guia?
Outras informações sobre o IPVA, como a emissão de guia, também podem ser obtidas por meio dos sites das Secretarias de Fazenda e dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran). As páginas detalham quais as alíquotas para a categoria em que seu veículo se encaixa e ajudam a solucionar outras dúvidas sobre o imposto.