Brasil Econômico

Lei da Repatriação também contribuiu para mudanças no resultado da carga de impostos em 2016
Marcos Santos/USP Imagens
Lei da Repatriação também contribuiu para mudanças no resultado da carga de impostos em 2016

A carga de impostos chegou, em 2016, a 32,38% do Produto Interno Bruto (PIB), isto é, tudo o que o Brasil produz, segundo dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pela Secretaria da Receita Federal. O resultado indica uma alta de 0,2 ponto percentual em relação a 2015 e foi influenciado, principalmente, pela queda do PIB no ano, com redução real de 3,5% na comparação com o ano anterior.

Leia também: País fecha mais de 12 mil vagas de emprego em novembro, diz Caged

De acordo com a Receita Federal, a variação da participação dos impostos sobre o PIB também teve a influência do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária, a Lei da Repatriação. O regime permitiu a regularização de recursos, bens ou direitos remetidos ou mantidos no exterior ou repatriados por residentes ou domiciliados no País, que não tinham sido declarados ou que tinham sido declarados incorretamente.

Leia também: Quer mudar de carreira em 2018? Saiba como fazer isso sem grandes traumas

Você viu?

Caso o regime não tivesse sido realizado, a carga tributária em relação a tudo o que foi produzido no Brasil em 2016 teria se reduzido em 0,1 ponto percentual, ficando em 32,28% do PIB, que alcançou R$ 3,26 trilhões naquele ano. Ainda segundo a Receita, a queda desse indicador foi causada pela redução do valor de produtos básicos e do recuo da arrecadação de alguns impostos.

Entre os tributos federais, os que mais contribuíram para o aumento da carga de tributos foram Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Juntos, esses impostos foram responsáveis por um aumento de 0,56 ponto percentual. O aumento da carga tributária só não foi maior por conta da queda da arrecadação de alguns impostos.

Leia também: Temer assina MP que reduz idade mínima para saques do abono salarial a 60 anos

As maiores reduções foram registradas por PIS/Cofins, Imposto de Importação, Imposto de Exportação e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que apresentaram uma queda de 0,43 ponto percentual. Quanto aos impostos estaduais e municipais, os cortes foram registrados por aqueles que incidem sobre a produção de bens e serviços (ICMS e ISS), responsáveis por queda de 0,06 ponto percentual.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!