Tamanho do texto

Procura por cartões de crédito pré-pagos cresceu 410% em dois anos; veja perguntas e respostas com os principais detalhes sobre a modalidade

Brasil Econômico

O cartão pré-pago tem um funcionamento similar à mecânica do celular pré-pago
Istockphoto
O cartão pré-pago tem um funcionamento similar à mecânica do celular pré-pago

Alternativa aos cartões de crédito e bastante buscado para fugir da volatilidade cambial e da alta de impostos, os cartões pré-pagos vem crescendo em procura. De 2014 para 2016, a demanda pelo produto subiu 410% no mercado brasileiro.

LEIA MAIS: Pagamento mínimo do cartão pode aumentar dívida em mais de sete vezes ao fim do ano

Somente a Acesso, a maior empresa independente do País em emissões de cartão pré-pago , somou no em 2015 mais de 510 mil cartões emitidos e planeja triplicar esse número em um ano. Abaixo você perguntas e respostas com os detalhes e as principais dúvidas sobre a modalidade. 

O cartão pré-pago é um cartão de crédito?

Não, o cartão pré-pago tem um funcionamento similar à mecânica do celular pré-pago. Não é possível fazer uma compra a prazo nele, por exemplo. O usuário só consegue usar o dinheiro que coloca dentro do cartão pré-pago.

LEIA MAIS:  Consulta Serasa gratuita pelo celular? Agora é possível: veja o serviço

É preciso estar com nome limpo?

Não, essa é uma das grandes vantagens do cartão. Não existe análise de crédito para o cadastro. Você pode estar com seu nome do SPC, que não tem problema nenhum.

É possível fazer compras pela internet, até mesmo em sites internacionais?

Sim, é completamente possível. Para compras em sites e estabelecimentos fora do país, é preciso que o pré-pago seja internacional, que é o caso do AcessoCard, por exemplo.

LEIA MAIS: Fim do plástico? Cartão digital é tendência e suscita discussão sobre segurança

Quantos cartões pré-pagos uma mesma pessoa pode ter com o mesmo CPF?

Não há limites.

Para quem eu posso dar um cartão pré-pago com o meu CPF?

O ideal é dar para familiares próximos, diretos (esposa, marido, filhos).

É possível transferir dinheiro de um cartão pré-pago para outro e como é feita a transferência? 

Essa é uma operação que é permitida ou não pelos emissores de cartões. No caso da Acesso, por exemplo, é possível transferir dinheiro de um cartão para outro de uma forma simples pelo site da empresa na internet ou pelo aplicativo de celular.

É seguro ter um cartão pré-pago? 

Como faço para bloquear ou cancelar um cartão pré-pago em caso de roubo ou perda? É muito seguro. Em caso de perda ou roubo, a dono do cartão liga para uma central de atendimento 24 horas e o cartão para de funcionar imediatamente. É possível pedir um novo cartão, que a pessoa receberá em casa.

Como o usuário pode acompanhar as despesas. Ele recebe fatura em casa ou não?

Não recebe fatura em casa. Todo o acompanhamento é feito pelo internet banking ou pelo aplicativo de celular. É muito prático.