Brasil Econômico

Após consulta Serasa, consumidor poderá renegociar a dívida diretamente, sem intermediários
iStock
Após consulta Serasa, consumidor poderá renegociar a dívida diretamente, sem intermediários

A partir desta sexta-feira (08) será possível verificar a existência de pendências financeiras de maneira gratuita na internet (também pelo celular) somente com o número de seu CPF. A Serasa lança um novo canal de serviço onde o consumidor checa se está negativado e qual o débito pendente que o levou à inadimplência (banco, cartão de crédito, financeira, varejo, prestadoras de serviços de telefonia, energia elétrica, água, além de ocorrências de títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais).

Para a consulta no Serasa , basta entrar no site www.serasaconsumidor.com.br ou no aplicativo “SerasaConsumidor”. Nos canais, também é possível encontrar informações sobre os credores, tais como telefones, endereço, e-mail e site - assim como o valor atual e a data de vencimento do débito atrasado. 

O interessante é que o consumidor poderá renegociar a dívida diretamente, sem intermediários, caso a empresa seja parceira do serviço gratuito da Serasa, o “Limpa Nome Online”. Como está disponível pela internet, a consulta completa pode ser feita a qualquer momento, gratuitamente, mesmo que o devedor não tenha uma carta-comunicado de débito.

LEIA MAIS: Atividade no comércio encolhe 8,3% no primeiro semestre, aponta Serasa

Entre os outros serviços gratuitos do SerasaConsumidor, é possível fazer a abertura do Cadastro Positivo, que reúne informações sobre o histórico de pagamento do cidadão para que seja possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento.

Como usar aplicativo de consulta na Serasa

Para usar o canal, o consumidor deverá entrar no site www.serasaconsumidor.com.br  e preencher um cadastro. O aplicativo já está disponível para sistema Android e, em breve, estará em iOS. Para garantir que somente o consumidor tenha acesso às informações na Serasa, após o cadastro, será necessário passar por um processo de autenticação. Um dos passos é inserir o número do celular e confirmar na página da consulta um código de validação recebido via SMS. Esta validação só será necessária no primeiro acesso.

Também é possível fazer o alerta de documentos (Registro Geral, RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) e cheques roubados. O registro gratuito na Serasa ajuda a reduzir o risco de fraudes e evitar a dor de cabeça de ter dados pessoais utilizados por golpistas.

LEIA MAIS:  Brasil tem 4,7 mil tentativas de fraude por dia, aponta Serasa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!