Lula critica 'tarifaço' de Trump: 'Responderemos a qualquer ação'
Reprodução
Lula critica 'tarifaço' de Trump: 'Responderemos a qualquer ação'


O presidente  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) criticou, nesta quinta-feira (3), a decisão do governo dos Estados Unidos de  impor tarifas sobre produtos brasileiros . O anúncio foi feito pelo presidente norte-americano, Donald Trump, na quarta-feira (2), determinando uma sobretaxa de 10% sobre todas as importações do Brasil  como parte de uma política de tarifas recíprocas contra países que impõem taxas sobre produtos dos EUA.

Publicidade

Durante um evento com ministros, parlamentares e aliados para apresentar um balanço de governo, Lula abordou a medida e destacou que o Brasil não aceitará protecionismo injustificado. "Responderemos a qualquer iniciativa de impor protecionismo, que não cabe mais no mundo", declarou.

O presidente reafirmou a posição do país em defesa da soberania e do tratamento igualitário nas relações internacionais. "O Brasil não tolera ameaças à democracia, não abre mão de sua soberania e exige reciprocidade no tratamento. Respeitamos todos os países, dos mais pobres aos mais ricos, mas falamos de igual para igual", afirmou.


Lula garantiu que o governo tomará medidas para resguardar os interesses da economia brasileira. "Diante da decisão dos EUA de sobretaxar nossos produtos, adotaremos todas as providências necessárias para proteger nossas empresas e trabalhadores, com base na lei de reciprocidade econômica aprovada pelo Congresso e nas diretrizes da Organização Mundial do Comércio (OMC)", disse.

Como resposta à medida de Trump, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei que estabelece um marco legal para permitir que o governo brasileiro reaja a tarifas consideradas injustas impostas por outros países. A iniciativa visa garantir um mecanismo de defesa econômica para o Brasil no cenário global.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!