Onda de acidentes com patinetes elétricos fez com que o Procon de São Paulo notificasse as empresas que disponibilizam o serviço
Agência Brasil/Rovena Rosa
Onda de acidentes com patinetes elétricos fez com que o Procon de São Paulo notificasse as empresas que disponibilizam o serviço


A moda do aluguel de patinetes elétricos pegou nas grandes cidades. Vistos como uma opção acessível e ágil para fugir do trânsito, os equipamentos tem feito sucesso entre a população, mas tem e tornado motivo de preocupação para as autoridades.

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Apesar ajudar na questão da mobilidade dessas cidades, os patinetes elétricos tem causado uma  onda de acidentes devido à falta de uso de equipamentos de segurança, à utilização em alta velocidade ou em locais indevidos, entre outros.

Como ainda não há normas para o uso dos patinetes, as prefeituras tem corrido para para criar uma regulamentação, o que, segundo o especialista em mobilidade Ronaldo Balassiano, já está demorando para acontecer. Para ele, o estabelecimento de regras trará mais segurança não só para os usuários do serviço, como também para motoristas e pedestres.

São Paulo
Em São Paulo, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes criou, em janeiro, um grupo de trabalho para estudar a regulamentação do sistema de compartilhamento de patinetes elétricos na cidade. A partir de uma chamada pública, 11 empresas demonstraram interesse em participar da elaboração dessas normas. A primeira reunião envolvendo os empreendedores e o Poder Público aconteceu no dia 19 de março.

A secretaria também está consultando outras prefeituras do mundo, como as de Nova York, nos Estados Unidos, e Paris, na França, para analisar as experiências com essa forma de transporte . Entre as preocupações, está o estabelecimento de critérios para que os equipamentos sejam seguros, confiáveis e não sejam estacionados de modo a atrapalhar a circulação de pedestres.

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a Guarda Municipal afirma que não há regulamentação para aplicação de multa a condutores de patinetes elétricos. Entretanto, a prefeitura afirma que durante o patrulhamento de rotina, os guardas atuam na orientação de condutores de patinetes, bicicletas elétricas e outros tipos de veículo para uma direção defensiva.

Em nota, a Guarda Municipal afirmou que promove ações educativas e distribui folhetos sobre o uso correto das ciclovias e das áreas de lazer na orla da cidade. Entre as informações, está a orientação para o limite de velocidade na ciclovia (20km), a proibição de andar na contramão e a necessidade de respeitar as leis de trânsito.

Distrito Federal
No Distrito Federal, a Secretaria de Mobilidade informou que o governo está elaborando um projeto de lei para atualizar a política de mobilidade urbana cicloviária, que já prevê o uso das bicicletas compartilhadas e dos patinetes . Entretanto, ainda não há uma data prevista para apresentar a proposta. 

Na falta de uma regulamentação sobre o serviço, a controvérsia em relação ao uso de patinetes em micro-deslocamentos urbanos fez com que as autoridades se manifestassem com orientações para evitar acidentes. Em nota, na última terça-feira (7), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e a Polícia Militar (PMDF), orienta o uso desses equipamentos somente em locais de circulação de pedestres, ciclovias ou ciclofaixas. "Logo, não é permitido o trânsito de patinetes em faixas de rolamento, em razão do risco de compartilhamento de espaço com veículos automotores", diz a nota. 

Resposta das empresas de patinetes elétricos

Uso das patinetes elétricos como meio de transporte subiu nos últimos meses
Divulgação
Uso das patinetes elétricos como meio de transporte subiu nos últimos meses


As empresas que fornecem o serviço, como Yellow e Grin , afirmam que disponibilizam as informações de segurança no momento em que o usuário se cadastra no aplicativo. As marcas ressaltam que têm como prioridade a prevenção de acidentes e que trabalham para intensificar as campanhas de conscientização em prol do uso correto dos patinetes, através do aplicativo e pelas redes sociais. 

A velocidade recomendada aos usuários é de 6 km/h nas calçadas e de 20 km/h nas ciclovias ou ciclofaixas. Em nota, a Yellow – que tem patinetes elétricos no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília – afirma que a idade mínima para a utilização do equipamento é 18 anos.

Ainda segundo a empresa, a operação dos patinetes respeita as determinações das resoluções 375 e 465 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entre elas, a limitação da circulação desses veículos a “áreas de pedestres, ciclovias e ciclofaixas”.  A Yellow também recomenda aos usuários planejar o caminho, não trafegar com mais de uma pessoa, dar sempre preferência ao pedestre e respeitar as regras do trânsito.

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A marca lembra, ainda, que não se pode conduzir um dos  patinetes elétricos quem tiver ingerido álcool. Também é importante segurar sempre o guidão com as duas mãos e ficar atento a irregularidades nas vias, como buracos, galhos e árvores que possam oferecer riscos no trajeto.



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