Caixa Econômica Federal precisa ter 5% de seus funcionários com deficiência para cumpri Lei de Cotas
Arquivo/Agência Brasil
Caixa Econômica Federal precisa ter 5% de seus funcionários com deficiência para cumpri Lei de Cotas


A Caixa Econômica Federal vai precisar contratar 2.500 funcionários com deficiência. A decisão foi tomada pela Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal e do Tocantins (TRT-10) na última sexta-feira (3), sob pena de multa máxima de R$ 1 milhão por dia em caso de descumprimento da ordem.

Leia também: Caixa vai avaliar capacidade de pagar contas para conceder Minha Casa Minha Vida

De acordo com o processo, o banco foi condenado por não respeitar a Lei de Cotas, que define que empresas com mais de mil funcionários precisam, necessáriamente, ter 5% de trabalhadores com deficiência, o que não acontece no caso da Caixa .

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais, a instituição financeira tinha apenas 1,75% dos empregados com alguma deficiência em fevereiro deste ano (1.371 de um total de 78,5 mil trabalhadores).

Leia também: Não posso interferir, só dou sugestões, diz Bolsonaro sobre juros do BB

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Caixa possui 2.700 pessoas com deficiência já aprovadas em seus concursos e que, portanto, podem ocupar essas vagas exigidas pelas cotas. O TRT exige a convocação desses aprovados que estão na espera por cinco anos. A partir dos próximos concursos, a contratação deverá ser proporcional.

Leia também: Caixa lança cartão de crédito consignado para beneficiários do INSS

A Caixa ainda pode recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para tentar reverter a decisão da Justiça do Trabalho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!