As declarações de Bolsonaro foram mal recebidas pelos investidores e as ações do Banco do Brasil chegaram a cair 1,5%
Alan Santos/Presidência da República
As declarações de Bolsonaro foram mal recebidas pelos investidores e as ações do Banco do Brasil chegaram a cair 1,5%

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta terça-feira (30), no Palácio do Planalto, que não tem o poder de "interferir em muita coisa" em seu governo e que nem quer fazer isso. Bolsonaro ainda acrescentou que pode apenas fazer sugestões, e que foi isso que fez na segunda (29) quando pediu ao presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, que reduzisse os juros. 

"Eu não tenho poder de interferir em muita coisa, e nem quero. Apenas dou sugestões. E sugestões são como conselhos, cada um cumpre se achar que deve. Ontem [29], na Agrishow , apelei para o presidente do Banco do Brasil , para seu espírito patriótico, conservador, cristão, que atenda os ruralistas no tocante a taxa de juros", relatou o presidente.

As declarações de Bolsonaro sobre os juros foram mal recebidas pelos investidores e as ações do BB chegaram a cair 1,5% . Ao final do dia, no entanto, os papéis se recuperaram e fecharam em leve alta de 0,04%.

Rubem Novaes minimizou a fala de Bolsonaro, argumentando que o presidente pediu a queda de juros em tom de brincadeira. Ainda na segunda, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, afirmou que  Bolsonaro "não quer e não intervirá" na política de juros dos bancos ligados ao governo.

Nesta terça, o presidente disse que faltou uma "complementação" em sua frase e afirmou, em tom irônico, que precisa ser "mais do que perfeito", se não é "massacrado" pela imprensa. "Faltou complementar. Sem a complementação, fui massacrado por grande parte da mídia. Eu não posso esquecer nada, tem que ser mais do que perfeito, tenho que ser sublime, senão, tudo dá errado", criticou.

Leia também: Petrobras aumenta preço da gasolina nas refinarias em R$ 0,07

Para Bolsonaro, a taxa de juros do Banco do Brasil está um "pouquinho defasada", o que leva as pessoas a procurarem instituições privadas. "Se os juros estão muito altos, você não vai pegar na Caixa Econômica, vai aplicar no mercado. Até porque a chance de errado e perder dinheiro é infinitamente menor, levando em conta que o campo são variáveis imperfeitas", explicou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!