A responsável pelo terminal de Guarulhos (SP) autorizou a operação da Avianca depois que a aérea pagou as taxas devidas
Divulgação/Avianca Brasil
A responsável pelo terminal de Guarulhos (SP) autorizou a operação da Avianca depois que a aérea pagou as taxas devidas

A Avianca Brasil pagou as taxas para operar no terminal de Guarulhos (SP) e outros cinco aeroportos neste fim de semana. Só no terminal paulista, a companhia tem mais de cem voos por dia. De janeiro a setembro do ano passado, a Avianca foi responsável por 22% dos passageiros embarcados por empresas brasileiras em Guarulhos, de acordo com o Portal Aviação Brasil.

Leia também: Voos da Avianca operam normalmente em Guarulhos após ameaça de suspensão

Em recuperação judicial desde dezembro do ano passado, a Avianca deixou de repassar à concessionária GRU Airport, que administra o terminal, as tarifas aeroportuárias recolhidas dos passageiros embarcados em seus aviões. Por isso, a gestão de GRU Airport informou no início da semana que, a partir desta sexta-feira (12), só aceitará o pagamento antecipado aos voos da companhia no terminal.

Ao longo deste dia, outros aeroportos geridos pela iniciativa privada confirmaram o pagamento das taxas aeroportuárias. A concessionária RIOgaleão , que administra o terminal do Galeão (RJ), disse que as taxas aeroportuárias estão sendo pagas desde segunda (8). Para este fim de semana, estão previstos 33 voos da Avianca no RIOgaleão – 8% do total de voos, segundo a assessoria de imprensa do terminal.

A Floripa Airport, concessionária do terminal de Florianópolis (SC), anunciou na quinta (11) um acordo com a Avianca Brasil para amortizar dívidas existentes e assegurar a operação por uma semana. Pelo acordo, uma vez por semana a companhia deve pagar os valores referentes às taxas da semana seguinte. Neste fim de semana, estão previstos 25 voos da Avianca no terminal, 17% do total de viagens.

A Fraport, que opera os aeroportos de Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE), recebeu as taxas até a próxima segunda-feira (15). Assim, os 16 voos da Avianca em Fortaleza e os dez em Porto Alegre estão confirmados. A receita média diária da Fraport com os voos da aérea é de R$ 50 mil em Fortaleza e R$ 20 mil em Porto Alegre.

Leia também: Companhias aéreas vão intensificar regras de embarque com malas de mão

A Inframerica, concessionária do terminal de Brasília (DF) disse que “no momento, pousos e decolagens da companhia acontecem normalmente no terminal brasiliense”. Na capital federal, a Avianca opera atualmente uma média de 22 voos diários. Sobram apenas as concessionárias Vinci, gestora do aeroporto de Salvador (BA), BH Airport, de Confins (MG), e a Infraero, que não responderam ao contato do Globo .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!