Com atrasos em taxas portuárias, Avianca corre risco de não operar em alguns aeroportos do País
Avianca Internacional/Divulgação
Com atrasos em taxas portuárias, Avianca corre risco de não operar em alguns aeroportos do País


A Avianca Brasil opera normalmente, nesta sexta-feira (12), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, depois de conseguir realizar o pagamento das taxas aeroportuárias do local.

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Os voos da companhia aére estavam correndo risco de serem cancelados a partir do próximo sábado (13), devido ao atraso no pagamento das tarifas. Na quinta-feira (11) a GRU Airport, que administra o aeroporto, disse que só permitiria a circulação de aeronaves da Avianca em caso de quitação imediata da dívida.  "Os voos operados pela Avianca Brasil serão autorizados a decolar mediante o pagamento, à vista, das respectivas tarifas ao aeroporto", dizia a nota da GRU.

Esse não foi o primeiro caso de risco de suspensão dos voos da companhia aérea . Na quarta-feira, a Floripa Airport, operadora do Aeroporto Internacional de Florianópolis, ameaçou interromper os voos da empresa pelo mesmo motivo. Após o aviso, o aeroporto fechou um acordo com a Avianca. Em outras situações, aeroportos em Porto Alegre, Salvador e Fortaleza também já chegaram a anunciar uma eventual suspensão dos voos.

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Para evitar problemas no atraso de pagamentos da taxas aeroportuárias, a GRU Airport; a RIO Galeão, do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro; a Vinci Airports, que administra o aeroporto de Salvador;e a Fraport Brasil, que administra os aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza; decidiram começar a exigir pagamento antecipado das tarifas.

Entenda a situação da Avianca

Pedido de recuperação judicial da Avianca foi feito em dezembro do ano passado
Divulgação
Pedido de recuperação judicial da Avianca foi feito em dezembro do ano passado


Quarta maior companhia aérea do País, a Avianca Brasil está em processo de recuperação judicial desde dezembro do ano passado. Na última sexta-feira (5), os credores da empresa aprovaram seu plano de recuperação , que prevê a divisão da companhia em sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs).

Os leilões devem acontecer até o fim deste mês e algumas companhias aéreas já confirmaram suas ofertas. A Latam Airlines Brasil e a Gol, por exemplo, prometerem tentar comprar pelo menos uma UPI por lance mínimo de US$ 70 milhões. A Azul também pretende comprar parte das operações, com lance de cerca de US$ 105 milhões.

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Além das divisões, o plano aprovado também permite que a companhia aérea consiga mais dois empréstimos, com a Gol e a Latam, de US$ 8 milhões cada. O subsídio vai servir para que a Avianca continue pagando suas operações básicas e os salários e direitos trabalhistas de funcionários. Antes, a aérea já tinha pego empréstimos da Azul e do fundo Elliot.

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