Tamanho do texto

Órgão exige que a empresa comprove – com documentos – a evolução financeira da jovem, que diz ter acumulado R$ 1 milhão em apenas três anos

Em campanha da Empiricus, Bettina, de 22 anos, diz ter investido R$ 1.520 e acumulado R$ 1 milhão em apenas três anos
Reprodução/YouTube
Em campanha da Empiricus, Bettina, de 22 anos, diz ter investido R$ 1.520 e acumulado R$ 1 milhão em apenas três anos

O polêmico anúncio publicitário sobre Bettina Rudolph, uma jovem de 22 anos que diz ter investido R$ 1.520 e acumulado R$ 1 milhão em apenas três anos , já está sendo investigado pelo Procon de São Paulo. O órgão notificou a Empiricus, empresa responsável pela campanha, exigindo esclarecimentos sobre o vídeo. 

O Procon, baseado nos termos do artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), pede que a empresa informe se o vídeo realmente se refere a uma campanha publicitária. A entidade também cobra a apresentação de documentos que comprovem a veracidade do que foi anunciado, com a demonstração da evolução financeira de Bettina , no prazo de 48 horas.

A campanha veiculada pela Empiricus não revela quantas e em quais ações Bettina teria investido ao longo dos três anos mencionados até cumular a quantia de R$ 1 milhão. O problema é que o vídeo, ao mostrar perspectivas de ganhos improváveis, pode acabar enganando investidores. É também por isso que o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) estuda abrir um processo contra a empresa.

Leia também: Pais afirmam ver Momo ensinando suicídio em vídeos infantis; YouTube nega

O pedido do Procon ganha força porque a própria Empiricus enfrenta uma briga na Justiça contra a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) justamente por prometer retornos muito altos. A companhia chegou a conseguir uma liminar para não ser considerada uma empresa de análise de investimentos e, desta forma, ficar de fora da fiscalização, mas de nada adiantou: em dezembro do ano passado, a CVM reverteu a decisão – e a briga continua.

Reação na internet

Nas redes sociais, os internautas aproveitaram o anúncio de Bettina para fazer piadas com sua própria situação financeira
Reprodução/Youtube
Nas redes sociais, os internautas aproveitaram o anúncio de Bettina para fazer piadas com sua própria situação financeira

Enquanto os órgãos de defesa do consumidor e de regulação da publicidade se preocupam em questionar a Empiricus sobre Bettina, os internautas aproveitaram a deixa para fazer piadas com o vídeo nas redes sociais.  No Twitter , os usuários soltaram a criatividade e até compararam, em tom de ironia, a situação financeira de Bettina com as suas.



Não demorou muito para a campanha da Empiricus chegar a universos alheios às finanças pessoais, como o futebol, por exemplo. Em seu perfil oficial, o Bangu, tradicional clube carioca, usou uma imagem de Bettina para convidar os torcedores a assistir ao jodo do time nesta quarta-feira (20).



Até o perfil da prefeitura de Olinda, em Pernambuco, se inspirou nas palavras de Bettina para compartilhar uma publicação exaltando a cidade.


    Leia tudo sobre: YouTube