Tamanho do texto

Bebida é produzida pela cervejaria gaúcha VaporNegro, que nasceu especialmente para fabricá-la; cerca de 10 mil litros por mês são consumidos

Cerveja Mito, criada a pedido do senador Flávio Bolsonaro, fazia parte da campanha do presidente Jair Bolsonaro
Reprodução/Facebook
Cerveja Mito, criada a pedido do senador Flávio Bolsonaro, fazia parte da campanha do presidente Jair Bolsonaro


Desde antes de ser eleito presidente, Jair Bolsonaro (PSL) tem uma cerveja para chamar de sua. A bebida, batizada de Mito, nome no qual o capitão reformado é chamado por seus eleitores e apoiadores, foi criada em julho do ano passado a pedido de seu filho e senador do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PSL).

Leia também: Bolsonaro confirma mudanças na aposentadoria dos militares e pede "sacrifício"

Com o objetivo de reforçar a então campanha eleitoral de Bolsonaro, Flávio encomendou a bebida com um empresário especializado em produzir cervejas sob demanda. Assim, surgiu a cervejaria VaporNegro,  em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, criada especialmente para realizar a fabricação da Mito .

“No começo a gente até ficou com medo por conta da forte campanha que existia contra o Bolsonaro . Então criamos a VaporNegro só para produzir a cerveja, foi tudo muito rápido em menos de seis meses. Mas depois deu tudo certo e só tem crescido”, explicou Adriano Lazzari de Oliveira, um dos sócios da cervejaria gaúcha , em entrevista ao portal Gazeta do Povo .

De acordo com a VaporNegro , a ideia inicial era que a cerveja de Bolsonaro  fosse distribuída para pessoas próximas, amigos e apoiadores do então candidato apenas durante o período eleitoral. A bebida, no entanto, viralizou nas redes sociais e acabou ficando no mercado até hoje, batendo a produção de 10 mil litros mensais.

Com a forte demanda, desde novembro do ano passado, uma parte da produção da bebida precisou ser terceirizada para outra cervejaria da região.

Nas redes sociais, os eleitores do presidente gostaram da invenção. Outros criticaram e até tiraram sarro da bebida, relacionando-a com a polêmica em que o presidente se envolveu na quarta-feira (6) , ao publicar um termo utilizado para fazer referência a um fetiche sexual em sua conta no Twitter. Confira:




Conheça a cerveja Mito

Existem três versões da cerveja Mito: Larger, Red Lager e Schwarbier
Reprodução/Facebook
Existem três versões da cerveja Mito: Larger, Red Lager e Schwarbier


Produzida em três versões, a cerveja está disponível nas opções Larger, que é a mais leve do grupo; Red Lager, que possui toques de caramelo; e a Schwarbier, que leva um pouco de café na composição.

Leia também: Menos de 30% dos ministros de Bolsonaro voltaram  ao trabalho nesta 4ª de Cinzas

Produzida no Rio Grande do Sul, a Mito é mais facilmente encontrada no estado e também em Santa Catarina. Apesar disso, a empresa informa que o produto já começou a chegar em outros locais, comoParaná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.