Uma pizzaria de Campina Grande (PB), chamada Forno de Pizza, tem sido acusada de racismo por um vídeo divulgado em suas redes sociais. Em uma campanha publicitária, a empresa fez uso do blackface, prática extremamente condenada em que atores brancos se fantasiam de pssoas negras de forma caricata.
Leia também: Quer empreender antes dos 30? Confira cinco dicas de quem conseguiu fazer isso
Durante o filme acusado de racismo , uma mulher branca, que seria a patroa, aparece sentada no sofá com um iPhone, enquanto a empregada, chamada de "Nega Wal", lava a louça e dança na cozinha da residência. Obviamente, a ação não foi bem recebida e virou alvo de crítica por parte dos usuários, que fizeram muitos comentários negativos na página do Facebook da empresa.
A repercussão negativa levou a Forno de Pizza a apagar o vídeo da campanha. A empresa se desculpou por meio de nota, também divulgada no Facebook. Confira na íntegra o conteúdo publicado:
A Forno de Pizza vem a público trazer esclarecimento sobre a publicação em nossas redes sociais. Em momento algum tivemos a intenção de confrontar moralmente, denegrir ou provocar qualquer tipo de constrangimento. Nossa casa carrega em sua bagagem a tradição e o respeito por todos aqueles que fizeram e fazem parte de nossa história. De antemão a campanha 'Sua fatia exclusiva' foi retirada do ar, por entendermos que foi gerado desconforto de forma geral e por respeitarmos de forma genuína cada um de nossos clientes! A Forno de Pizza pede desculpas por qualquer interpretação de forma contrária a nossa política de relacionamento, somos contra toda e qualquer forma de racismo, adotamos a igualdade, respeitamos de forma primária a todos.
Leia também: Conheça 5 direitos assegurados para quem tem aposentadoria pelo INSS
O pedido de desculpas, no entanto, não foi suficiente para os consumidores. Mesmo após a nota, continuaram a chegar comentários negativos na página da empresa. "Espero que as pessoas que se sentiram ofendidas procurem os meios legais para que a empresa seja punida. Para esse tipo de comportamento organizacional deve existir punições exemplares. Nota de esclarecimento não apaga o que aconteceu", ressaltou um dos usuários. Além dos comentários, o caso de racismo também rendeu uma série de avaliações negativas para a pizzaria, que teve sua nota reduzida a 2,8 estrelas.