Com a proposta de se tornar o "Uber" do transporte intermunicipal e interestadual, a empresa Buser
começou a atuar em São Paulo nesta sexta-feira (9). A companhia, que opera por meio de um aplicativo, promete conseguir passagens até 60% mais baratas que as convencionais. Inicialmente, serão vendidas viagens de ônibus de São Paulo para Belo Horizonte, Campinas e Ribeirão Preto, além do trecho entre Belo Horizonte e São Paulo.
Leia também: Empresa terá de pagar R$ 10 mil a menor que trabalhava em condições insalubres
O aplicativo do Buser tem a função de reunir pessoas que desejam fazer o mesmo trajeto. Depois de atingir a quantidade mínima de passageiros, a empresa contrata um serviço de ônibus fretado, totalmente regulamentado. Dessa forma, as passagens das viagens de ônibus sofrem uma redução de preço.
Para conseguir uma utilizar o serviço, o passageiro precisa fazer um cadastro no app. Depois disso, é possível criar uma viagem ou entrar em alguma que já havia sido criada anteriormente. Caso não seja atingido o número mínimo de passageiros , a viagem é cancelada e o passageiro recebe o dinheiro de volta.
Leia também: Marca é acusada de machismo por pedir que homens "caprichassem na cueca"
A inauguração do serviço em São Paulo vem com um presente para os usuários. A empresa se comprometeu a conceder viagens de graça para os ônibus saindo da capital paulista que conseguirem a lotação mínima entre esta sexta-feira e domingo (11). De acordo com a startup, um ônibus já partiu com destino a Minas Gerais e ainda há outras viagens confirmadas para hoje.
Polêmica
O trabalho da empresa, apesar de se mostrar últil ao usuário, tem sido questionado legalmente por sindicatos representantes de companhias de transporte. Em Belo Horizonte, local em que o aplicativo foi inaugurado inicialmente, já houve problemas com uma viagem. Um dos ônibus fretados para fazer o trecho entre a capital mineira e Ipatinga (MG) foi impedido de seguir viagem em julho do ano passado.
Leia também: Se você faz compras online e quer evitar fraudes, confira estas três dicas
Em São Paulo ainda não foi registrado nenhum impedimento à operação da empresa. Entretanto, foi realizada uma denúncia que teve como objetivo vetar o prosseguimento de uma das viagens de ônibus marcadas pela Buser. A empresa assegura que contratou advogados para deixar o serviço em plena legalidade.