O empreendedorismo é a disposição de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios. A ideia pode aparecer do nada, sem que você esteja buscando empreender. Foi assim que nasceu a Bones Original Sportswear, uma linha de roupa esportiva diferente de tudo o que você já viu.
Leia também: Quer entrar no mundo dos negócios? Veja os sete livros do gênero mais vendidos
"Tudo começou com a vontade do meu filho de jogar tênis. Eu levava ele para as aulas de tênis e via todo mundo igual – com roupas caretas e sempre iguais. Isso me incomodava. A criançada chegava de bike, fone de ouvido e roupinha tudo igual. Foi aí que pensei que não existia uma coisa mais despojada, uma linha de roupa esportiva
para essa rapaziada", diz Tilo França, ex músico e um dos donos da marca.
Com a ideia em mente, o empresário estava pronto para revolucionar o mundo do tênis. "Eu tinha um amigo que fazia camisas e tive a ideia de colocar caveiras e raquetes juntas. Quando meu filho chegou lá com as camisas, eu vi a criançada interessada e pensei que ali tinha um futuro e que poderia ir para frente", diz.
Leia também: Empresária de sucesso no ramo de joias investe no potencial feminino para setor
A ideia estava surgindo na cabeça de Tilo, mas ela ainda precisava de conhecimento para poder fazer o seu empreendimento andar e virar uma marca. Foi aí que ele conheceu o seu sócio, o empresário Paulo Livramento.
"Eu já trabalhava em uma empresa do ramo esportivo com planejamento estratégico, criação de produtos, participava da seleção dos materiais. Então, eu conheci o Tilo e vi que ele tinha uma ideia legal, mas que ainda era crua. A partir daí, nós passamos dois anos desenvolvendo o projeto, estudando o mercado e o material que a gente iria usar", revela Paulo.
A ideia dos sócios era impactar e criar uma coisa mais agressiva para o mercado do tênis – tradicionalmente conhecido por ser muito fechado e morno.
Você viu?
"Nosso projeto é ousado, não concorre com nenhum outro. Quando você começa um negócio, ou vende diferencial, ou preço, e nós conquistamos o mercado com esse diferencial. Colocamos a caveira por ter uma ideia de sangue no olho, mas por também remeter a ideia de igualdade, nós somos todos iguais por dentro", diz Paulo.
Leia também: Quer empreender antes dos 30? Confira cinco dicas de quem conseguiu fazer isso
De acordo com os sócios, a empresa lançada em 2012 tem crescido 20% ao ano. "Desde o ínicio, a gente tinha ideia de fazer uma coisa que vendesse para fora, internacional mesmo. E acabou dando certo, a marca começou a vender mesmo lá fora. Depois é que começou o movimento aqui no Brasil", diz Tilo França.
"A nossa primeira venda foi para Londres e hoje já temos distribuidores em Hong Kong, Rússia, França, Chile, Holanda, Estados Unidos e outros países", completa Paulo.
No Brasil, a Bones Original Sportswear ganha cada vez mais espaço, e patrocina atletas de ponta como os tenistas Fernando Romboli e Gustavo Teani, além dos irmãos Gabriel e Guilherme Barbosa, revelações da modalidade.
No entanto, a marca não parou no tênis. Hoje ela aparece também em esportes como squash e deve seguir ampliando. "Eu e o Tilo vivemos 100% para a marca. Ele deixou o emprego primeiro que eu, mas hoje os dois trabalham só com a Bones. Estamos com previsão de abrir a nossa primeira loja física em Santos, agora no meio do ano", afirma Paulo.
"Eu sou um cara realizado profissionalmente. Foi uma junção de fatores que fizeram o sucesso. Para as coisas darem certo, nós precisamos arriscar. É como dizem: 'ponha seus homens em perigo e eles sobreviverão'. Eu sempre trabalhei com arte e criar essa marca tem um pouco disso. Sou um cara realizado e com uma marca de roupa esportiva internacional", finaliza Tilo França, criador da Bones Original Sportswear.