Tamanho do texto

Foi a busca por conhecimento que fez Josefa participar do programa Super MEI, do Sebrae, que oferece formalização e capacitação para empreendedor

Além de inovação e investimento: capacitação é palavra-chave para pequeno empreendedor
Divulgação/Sebrae-SP
Além de inovação e investimento: capacitação é palavra-chave para pequeno empreendedor

Aos 23 anos, Josefa Irailda, 40 anos, precisava encontrar uma maneira de voltar ao mercado de trabalho para sair de um casamento que não funcionava mais. A solução foi voltar para a escolinha de cabeleireiro quase dez anos depois do primeiro curso. Foi assim que ela inaugurou, há 17 anos, o J Instituto de Beleza, no bairro do Itaim Paulista, em São Paulo.

A capacitação, conta a dona do instituto de beleza , foi importante em seu empreendimento desde o início. “Isso é tudo para nós. Só assim você consegue explicar as coisas para o cliente de uma maneira que passa credibilidade para ele. Isso é essencial.”

Além de inovação e investimento: capacitação é chave para o pequeno empreendedor

Foi a busca por conhecimento que fez Josefa participar, em outubro, do programa Super MEI, do Sebrae, que oferece formalização e capacitação para empreendedores, com cursos de gestão e formação técnica gratuitos, além de acesso ao mercado.

O curso de Make & Hair (cabelo e maquiagem) fez com que ela perdesse medos e passasse a oferecer serviços que antes não se sentia segura para o oferecer. “Eu morria de medo de fazer penteado e maquiagem. Foi um curso totalmente prático. Eu não fazia penteado antes porque não tinha coragem, agora vou começar a fazer, assim como maquiagem”, conta.

Capacitação permite que microempreendedor amplie negócio e lucre mais

O curso também ajudou com outra dificuldade: a de gerir o negócio. “Administrar o dinheiro sempre foi muito complicado. Eu tinha muita dificuldade em separar o que era meu e o que era da empresa. Ia vivendo assim, sem ter esse controle”, conta.

A dificuldade ainda existe, mas hoje Josefa já implementou alguns recursos de controle e gestão no dia a dia do salão . “Eu passei a anotar as coisas que eu pagava, quanto saía do salão, etc. É difícil ter tempo para esse controle todo, mas é muito importante. Aprendi isso nos cursos que fiz.” 

Serviço SUPER MEI

As inscrições do empreendedor no Super MEI poderão ser realizadas pelo site supermei.sebraesp.com.br , pela Central de Atendimento 0800 570 0800 e nos Escritórios Regionais do Sebrae-SP.

Para o segmento de beleza são mais de cinco mil vagas no Super MEI e estão disponíveis sete cursos de capacitação técnica, com duração de 20 a 40 horas: administração de salão de beleza; assistente de cabeleireiro; make e hair para eventos e festas; maquiador; manicure e pedicure; depilação; e design de sobrancelhas. No mercado, os mesmos cursos custariam de R$ 300 a R$ 1 mil. No Super MEI, são gratuitos.


    Leia tudo sobre: empreendedorismo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.