O mercado do franchising brasileiro registrou um crescimento nominal de 6,3% no terceiro trimestre deste ano, ante o mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 41,850 bilhões para R$ 44,479 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, a variação positiva foi de 7,0% (R$ 159,826 bilhões para R$ 170,988 bilhões). É o que aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising divulgada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising . Destaque também para a geração de mais de 80 mil postos de trabalho no setor no trimestre.

O índice de abertura de lojas no terceiro trimestre foi de 3%, contra o fechamento de 1,6% das unidades, o que resultou num saldo de 1,4% no período. “A decisão de investimento está diretamente ligada ao cenário macroeconômico em que ela é realizada. Desta forma, é natural que haja uma diminuição de ritmo as vésperas de um pleito da magnitude que tivemos. Agora, com a definição dos vencedores, esperamos que o movimento de expansão ganhe um novo fôlego”, afirma o presidente da ABF.

Segmentos

Franchising mantém constante de crescimento no 3º trimestre
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Franchising mantém constante de crescimento no 3º trimestre


Todos os 11 segmentos listados pela ABF tiveram desempenho positivo no terceiro trimestre frente ao mesmo período do ano passado. A pesquisa indicou que o segmento com maior crescimento no período foi Entretenimento e Lazer, com alta de 25,2%. A diversificação de serviços, o lançamento de novos formatos de negócios e a expansão em unidades foram os principais fatores que contribuíram com esse avanço. “É importante ressaltar que este segmento é mais recente no franchising e representa 1,3% do setor em faturamento, logo tem bastante espaço para crescer”, explica Vanessa Bretas.

Serviços e Outros Negócios foi o segundo de maior crescimento , com 10,3%, impulsionado, principalmente, pelos serviços logísticos. O terceiro melhor desempenho foi registrado em Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 9,7%. O segmento cresceu no período, alavancado principalmente pela venda de produtos de higiene e beleza e o desempenho de redes de depilação e outros serviços estéticos.

Alimentação ficou em 4º lugar (6,7%), graças aos investimentos das redes em promoções, eficiência operacional e novos modelos e canais de venda, principalmente o delivery. O mês de Agosto, com muitos dias úteis, foi especialmente positivo e alancou o desempenho do trimestre.

Ao observarmos o desempenho nos últimos 12 meses (4ºTRI2016-3ºTRI2017 X 4ºTRI2017-3ºTRI2018), os segmentos de Entretenimento e Lazer (expansão de 11%), Serviços e Outros Negócios (9,3%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (8,5%) e Alimentação (7,4%) também se destacam. Neste período mais longo, Hotelaria e Turismo também aparece com um crescimento expressivo de 8,8%, impulsionado, principalmente, por vendas online.

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Projeções para o fechamento do ano

Com este desempenho, a ABF projeta que o crescimento do setor em 2018 deve ser de cerca de 7% em faturamento e de 5% em unidades franqueadas. Já o volume de redes em operação no País deve se estabiliza na casa das 2800 redes.

Sugestão de franquias por setor

Hotelaria e Turismo

Ahoba Viagens
A Ahoba Viagens é uma rede de franquias de agências online de turismo, na qual o franqueado faz o turno que desejar, de casa. O negócio foi fundado em 2014 e conta com 200 unidades franqueadas. O faturamento médio mensal é de 30 mil reais, com lucro médio mensal de 2 mil reais.
Investimento inicial: R$4.400,00 reais
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

Educação

SuperGeeks
Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. A rede atende alunos entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação. Com 5 mil alunos matriculados e mais de 50 unidades em operação no país, a marca inicia seu projeto de expansão dentro e fora do Brasil, e oferece modelos de negócios com investimentos que variam entre R$ 22 mil e R$ 200 mil.
Investimento inicial: a partir de 22 mil reais
Prazo de retorno: 8 meses

Alimentação

Dídio Pizza

Especializados em delivery, a Dídio Pizza está em expansão em São Paulo. Por ano são vendidas 420 mil pizzas nas 24 unidades da rede que tem investido em mudanças e modernização que neste ano resultou na diminuição do investimento inicial. A rede conta espera fechar 2018 com 32. A exemplo das grandes franquias americanas, a rede expande de forma espiral garantindo assim uma logística eficiente de entrega de insumos para os franqueados e também de apoio com consultoria de campo constante. O investimento inicial é de R$265 mil e o faturamento médio mensal é de R$67 mil com rentabilidade de 12%. O retorno do investimento é estimado em 28 meses.
Investimento inicial: a partir de 265 mil reais
Prazo de retorno: 28 meses

Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é a maior rede de  franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para os amantes da culinária, o instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Em 2017, a rede ingressou no franchising fechando o ano com um faturamento de mais de R$ 5 milhões de reais e já conta com 40 unidades, para esse ano a expectativa é de crescimento em 200%.
Investimento inicial: a partir de 250 mil reais
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

Serviços e outros negócios

Seguralta
Com mais de 50 anos de mercado, a marca é a maior rede de franquias seguradoras do país – oferece três modelos de negócio com valores de investimento inicial que variam entre R$25 mil e R$120 mil. Os modelos também têm instalação simplificada e a rede oferece inclusive o Home Based, além do Standard e Basic. Somente no primeiro semestre de 2018, inaugurou 121 unidades e comercializou 170 franquias que estão em processo de abertura e inauguração. O faturamento médio mensal varia entre R$50mil e R$100mil conforme o modelo de negócio.
Investimento inicial: a partir de 25 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

MTCred
No mercado desde 2008, a MTCred é uma rede especializada em crédito consignado. Com faturamento anual em torno de R$ 15 milhões, a rede já atendeu mais de 600 mil pessoas. A empresa oferece quatro modelos de negócios: Smart MTCred, que custa R$ 14.999,00, MTCred Loja 1 (Cidades de Até 100.000 mil habitantes) R$ 60.000,00, MTCred Loja 2 (Cidades até 200 mil Habitantes) R$ 80.000,00 e MTCred Loja 3 (Cidades acima 200 mil Habitantes) R$ 100.000,00. Com 54 unidades em 22 estados brasileiros, a meta é crescer 30% e conquistar 15 novas unidades ainda neste ano.
Investimento inicial: a partir de 14.999,00 reais
Prazo de retorno: 04 a 08 meses

Nova Capital
Lançada este ano, a rede Nova Capital é uma franquia de imobiliária que oferece três modelos de negócios que tem investimento entre R$17 mil e R$50 mil: Nova Capital Home, Nova Capital Express e Nova Capital Convencional. No plano de expansão estão as regiões, sul, sudeste e centro oeste. Faturamento médio mensal de 10 à 150 mil reais, conforme modelo de negócio.
Investimento inicial: a partir de 17 mil reais
Prazo de retorno: até 18 meses

Conservação e Limpeza

Mary Help
A rede de franquias Mary Help tem como proposta central fornecer mão de obra de diaristas para serviços em residências e empresas, além do serviço de seleção de profissionais e terceirização de mão de obra. A rede possui mais de 70 unidades franqueadas espalhadas por todas as regiões do país. Investimento total: R$40 a R$60 mil. Faturamento médio mensal é estimado em R$60 mil, mas pode chegar a R$150 mil mês com lucratividade estimada entre de 15% a 25%.
Investimento inicial: a partir de 40 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

Automotivo

Super Visão
Franquia pioneira em vistorias automotivas, a Super Visão registra faturamento na casa dos R$ 6 milhões mensais somando as mais de 140 unidades em todo país. Por mês, a rede emite em média 70 mil laudos de vistorias veiculares, o que inclui laudos de transferências e vistorias cautelares. Em seus mais de 12 anos de existência, foram mais de 8 milhões.
A rede quer finalizar 2018 com 164 unidades. O investimento inicial na franquia é a partir de R$ 190 mil, dependendo da frota de veículos da região. Com retorno de investimento de 24 a 30 meses, faturamento médio de R$ 30 mil, a Super Visão oferece treinamento inicial e todo o suporte para gestão do negócio no dia a dia. A unidade se inicia em um ponto estrategicamente escolhido e pode ser operada com uma equipe enxuta e baixos custos administrativos.
Investimento inicial: a partir de 190 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 30 meses

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