Tamanho do texto

Multifranqueados: com diferentes modelos de negócios, são 173 franqueados para 448 unidades espalhadas pelo Brasil

Já pensou em ter a oportunidade de abrir uma franquia e já começar a operar com mais de uma unidade? A 5àsec , maior rede de lavanderias do Brasil, disponibiliza diferentes modelos de negócios que facilitam a construção de uma marca forte no mercado, explorando o conceito de multifranqueados . Para se ter ideia, hoje são 448 unidades em operação e, apenas, 173 franqueados, o que dá uma média de 2,5 lojas por cada empreendedor.

“Estruturamos a rede de uma maneira diferenciada, que permite investir em três tipos diferentes de operação. Temos a loja padrão, com maquinário completo e com capacidade alta para processar todos os serviços que chegam à loja. A segunda opção, mais barata, é uma loja satélite, que conta com espaço e maquinários reduzidos. Mas a grande sacada do negócio são os pontos de coleta, que representam de 20% a 30% do custo do investimento, que gira em torno de R$ 250 mil à R$ 380 mil”, explica o diretor de franquias, Alex Quezada. Vale apenas ressaltar que, para abrir um ponto de coleta, o franqueado precisa obrigatoriamente ter uma unidade padrão ou satélite, que vai processar todos os pedidos recebidos em lojas que contam com este formato.

Histórias de Multifranqueados

Rede de lavanderias aposta no conceito de multifranqueados
Divulgação
Rede de lavanderias aposta no conceito de multifranqueados


Entre os cases de multifranqueados , Elder Seiji Ishiyi abriu a primeira unidade da 5àsec em 2009, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele visitou a ABF Franchising Expo, feira anual de franquias realizada pela Associação Brasileira de Franchising ( ABF ), em São Paulo, em busca de uma franquia para abrir em sua cidade. Quando passou pelo estande da 5àsec, viu que havia duas capitais que não tinham bandeira e enxergou uma oportunidade para investir no próprio negócio, já que uma lavanderia seria ideal para atender à população da capital. Hoje, o franqueado tem quatro unidades da  franqueadora em operação, sendo que a mais recente foi inaugurada em setembro.

Outra história interessante é de Jomar Oliva, que era empresário do ramo de transportes em São Paulo, mas estava decidido a mudar da capital paulista em busca de uma vida mais tranquila no litoral do Nordeste. Ele soube por meio de um parente da chegada da 5àsec ao País. Como já conhecia a rede de lavanderias no exterior, decidiu convidar o amigo, José Tibério, para conhecer melhor a sede da franqueadora em São Paulo. Ambos gostaram tanto do negócio que em 1995 assinariam os primeiros contratos de  franquia da marca no País. Hoje, Jomar Oliva tem sete unidades em operação em Fortaleza, no Ceará, abertas em sociedade com Steve Fadden. Já Tibério decidiu ficar em São Paulo e é proprietário de cinco unidades em na capital paulista, localizadas na Mooca, na zona leste da cidade. 

Novos investidores também apostam no conceito de multifranqueados . Este é o caso de Sérgio Luiz Zamprogno da Costa, que se tornou franqueado da 5àsec neste ano e está com contrato fechado para inaugurar três lavanderias da rede no Rio de Janeiro. Formado em Engenharia Civil, ele sempre atuou no mercado de Engenharia, nas áreas de Imobiliária, Energia e Infraestrutura, tanto no Brasil quanto no exterior. Recentemente, tomou a decisão de sair do emprego atual para investir em um novo ciclo de desafios, buscando negócios para empreender no estado do Rio de Janeiro. “Decidi optar por uma franquia, pois contamos com o apoio da franqueadora que já tem experiência e conta com um modelo de negócio testado e formatado. Vou implantar uma unidade padrão, ainda este ano, em Niterói. Mas já tenho contrato fechado para abrir mais uma loja satélite e um ponto de coleta em 2019”, revela o franqueado.

Em 2017, a rede registrou um crescimento de 3,5% no faturamento e fechou o ano com 34 novas lojas, que foram implantadas em diferentes cidades e regiões brasileiras. Para 2018, a expectativa é acelerar o crescimento junto com o mercado, galgando resultados para que haja um crescimento real de 5% no ano. A franquia que foi fundada na França está presente em 32 países e tem a operação brasileira como a maior do mundo , com mais de 440 unidades em diferentes regiões do País.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.