O trabalho home office agora é praticamente uma obrigação. O isolamento social foi abrupto e, com isso, adaptar-se a essa nova rotina não é fácil. E o grande segredo do sucesso profissional neste período é justamente a rotina.

Algumas empresas não têm a cultura do home office , e existia a crença de que não existia a produtividade. Mas há o lado bom: a falta de estresse no transporte, na ida e volta ao trabalho.

Pronto. Ponto positivo citado. Agora pense numa rotina simples: estabeleça horários para tomar café, para trabalhar, respeitar o horário do término do expediente. Somado a isso, os pequenos prazeres diários também ajudam, vale lembrar.

Outro fator essencial é preparar uma estação de trabalho . Mantenha o bom senso e os recursos disponíveis, fazendo uma adaptação com local iluminado, arejado, uma cadeira confortável, e objetos que gerem a sensação de bem-estar.

A organização "interna" e "externa" ajudam a trabalhar melhor. Outra dica é procurar fazer uma preparação mental e psicológica: se sobrou tempo no seu turno de trabalho, aproveite para o seu desenvolvimento profissional. Aproveite para ler sobre a sua área e se aprimorar.

Home X família

A quarentena também colocou pra dentro de casa os filhos, maridos e esposas, o tempo todo. Neste caso, é necessário criar uma rotina para as crianças também para não comprometer seu rendimento profissional.

Você viu?

A melhor forma para solucionar isso, é uma reunião para estabelecer as rotinas e critérios. Uma das dicas para evitar distrações é aplicar uma técnica chamada "pomodoro", na qual você trabalha focado dentro do tempo estabelecido, e o relógio te avisa quando fazer uma pausa.

Vale lembrar que existem outros canais que "drenam" as energias e podem afetar na produtividade, como ficar muito tempo nas redes sociais lendo muitas notícias e ainda negativas. A hiperinformação faz com que nossa mente entre em looping, e faz com que gastemos energia vital que deveria ser aplicada em outras tarefas. Procure se alimentar de coisas positivas.

Reuniões

Não se perca nesta hora: vídeo reuniões  precisam ter pauta para não ficarem tediosas. Além disso a roupa, ao menos a que aparece no vídeo, deve ser adequada. Preste atenção no entorno para que outras pessoas não apareçam no vídeo, nem em situações constrangedoras.

E não se esqueça: Controle a ansiedade. Quando seu pensamento estiver te engolindo, é hora de se perguntar se seu pensamento realmente tem lógica, se ele faz sentido. Todo dia você precisa investir um pouco em inteligência emocional.

Não foque na pandemia, mas nas soluções necessárias para o momento. O feito é melhor que perfeito.

Leia também:

Empresas acessíveis: a importância da inclusão nas organizações

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!