Você tem a sensação que a palavra diversidade é a bola da vez? Que é uma modinha que passará na próxima palavra chiclete que sugira no mercado? Para a nossa sorte, esse caminho é sem volta.
Cada vez mais as empresas estão entendendo que ter equipes diversas só ampliam suas possibilidades de engajamento e performance de mercado. Até porque “pensar fora da caixa” pode ser mais fácil quando se tem profissionais com gostos, estilos, histórias de vida, experiências, orientação sexual e culturas diferentes da sua.
Como podemos ser inovadores com o mesmo times com o mesmo mindset ?
As pessoas precisam se sentir representadas e isso as grandes empresas já entenderam. Uma marca que se comunica com o cliente é uma marca forte e com proposito.
Toda essa pluralidade permite um espaço mais heterogêneo e diversificado. Além da criatividade ser estimulada, inovação dos processos e formas do pensar valorizam a imagem da empresa e da sua marca. Afinal, uma empresa também tem o seu papel social e conversa diretamente com o público que se sente representado.
Inclusão
Segundo o consultor de acessibilidade Rodrigo Credidio, “no ambiente corporativo, saber conviver com a diversidade humana é um diferencial e traz benefícios que vão além de um convívio harmonioso”.
Grandes empresas vêm desenvolvendo o departamento diversidade e inclusão, que terão como um grande desafio, trabalhar a cultura organizacional.
Mas antes de a empresa pensar em ser inclusiva, existe todo um trabalho a ser desenvolvido , desde preparação da área de Recursos Humanos, aos líderes que devem ser treinados, além, claro, da sensibilização dos colaboradores. Sem esquecer as campanhas de endomaketing para que essa mudança ocorra de forma natural.
Outro ponto importante é o discurso sair da comunicação da empresa e passar ser incorporada nos hábitos, políticas e direito dos colaboradores.
Quem não quer trabalhar em um lugar onde se respeita como você verdadeiramente é?