Conhecer os colaboradores que estão em sua empresa é fundamental e estratégico. Quando falamos do universo corporativo , as empresas sempre estão buscando o melhor perfil para preencher vagas estratégicas ou saber como desenvolver o profissional. Daí surge a necessidade de fazer um Assessment profissional (avaliação) . Mas, afinal, o que significa essa avaliação que tanto se fala atualmente?

Assessment é uma  ferramenta importante que permite a empresa avaliar o seu colaborador ou ao profissional maior autoconhecimento e consciência sobre suas competências e seu estilo de agir e seus reflexos dentro e fora do ambiente profissional.

Ferramentas como: DISC, Eneagrama, MBTI, Testes Comportamentais, Grafologia, entrevistas Estruturadas são algumas das inúmeras ferramentas utilizadas nesta avaliação. 

Os objetivos desta avaliação são diversos: identificas o estilo de liderança, plano de sucessão, desenvolvimento de softs skills (habilidades), movimentações internas, desenvolver equipes de Alta performance, aumentar o nível de autoconhecimento de cada colaborador, seleção de pessoas, etc.

Outra aplicação muito comum do assessment em processos de coaching e de mentoria, facilitando com que o coachee (cliente) ou mentorado tenham maior ciência dos seus gap´s e na possibilidade de desenvolvê-los rumo aos seus objetivos pessoais ou profissionais.

Em programas de treinamento e desenvolvimento de liderança permite Identificar líderes, utilizar o ponto forte de cada colaborador e desenvolver as suas fraquezas são os fatores determinantes para ter uma equipe de sucesso. Um líder que consegue diferencias perfis e saber gerir por estilo comportamental será mais assertivo na tomada de decisão e utilizar as potencialidades do seu time.

Quanto custa?

Vai variar das ferramentas utilizadas na avaliação e da experiência do profissional que está conduzindo o processo. Mas acredito que bem menos do que a falta de clareza de saber para onde ir ou até mesmo o custo de colocar contratar e treinar a pessoa que não tenha o perfil para aquela posição.

Leia mais:

Conheça agora os nove tipos do Eneagrama e saiba com qual você se identifica

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!