Gestão de pessoas visa engajar e motivar os funcionários a alcançar objetivos junto com a empresa
shutterstock
Gestão de pessoas visa engajar e motivar os funcionários a alcançar objetivos junto com a empresa

Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas. As técnicas de gestão de pessoas envolvem motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho e consequentemente o da empresa.

Daí a importância em ter a gestão de pessoas como principal objetivo do seu RH. Ações que engajem e estimulem o progresso delas e que, com isso, o retorno seja redobrado em afinco e disposição para alcançar resultados melhores.

Dicas para não errar na escolha de Fornecedores para sua empresa

Ao longo de anos a relação entre líder e liderados evoluiu muito e passou por diversas modificações. A concepção de um líder puramente autoritário, que não oferece espaço para sugestões da equipe, vem sumindo rapidamente.

Essa realidade pode ser explicada pelo desenvolvimento e esclarecimento das funções de líder e seus colaboradores.

A verdade é que o capital humano de uma organização é muito importante e ainda mais importante é saber conduzir as pessoas de forma que elas apresentem um desempenho excelente, sendo assim a gestão de pessoas é um dos maiores desafios dos empreendedores brasileiros.

Baseado nisso, muito se discute quais devem ser os principais pontos de abordagem para uma gestão de pessoas eficaz. Estas abordagens devem envolver motivação, oferecer possibilidade de desenvolvimento e acima de tudo participação nos processos de tomadas de decisão.


Quais são as 5 principais abordagens para uma eficaz gestão de pessoas? 


Motivação.  Este é o ponto inicial de uma boa gestão de pessoas. Saiba identificar quando sua equipe está desmotivada e seus reais motivos, e procure reverter a situação oferecendo o que ela busca para sua carreira, antes que ela vá buscar em outro lugar

Comunicação.  É a base para que tudo transcorra bem, para que haja engajamento e atinja-se bom resultados. Uma comunicação objetiva, transparente e sem hierarquias estimula o senso de dono nos colaboradores e faz com que os funcionários se sintam parte fundamental da empresa.

Você viu?

Compliance: o que é, para que serve e como colocar em prática

Trabalho em equipe.  É um grande diferencial, e a gestão de pessoas deve criar um ambiente harmônico e utilizar ferramentas para incentivar isso. Deve-se encorajar o espírito colaborativo para minimizar os conflitos e acima de tudo desenvolver  e criar ambiente para a Empatia entre os colaboradores.

Conhecimento e competência.  Propiciar conhecimento técnico às equipes , evidenciando as competências que podem ser desenvolvidas. Valorizar  o crescimento da equipe maximiza resultados e garante uma Gestão de pessoas assertiva.

Treinamento e Desenvolvimento. – identificar as carências técnicas e pessoais que impedem os colaboradores de alcançarem seu potencial e desenvolver treinamentos objetivos em busca deste conhecimento, assim todos poderão crescer juntos


Como Aplicar a Gestão de Pessoas na sua empresa?


A gestão de pessoas usa de técnicas que envolvem a motivação, oferecem a possibilidade de desenvolvimento e participação nos processos de tomada de decisão , entre outras ações.

Promovendo o bem-estar e o desenvolvimento profissional , uma boa gestão de pessoas é capaz de aumentar a eficiência e reduzir  a rotatividade de funcionários.

Os benefícios para as organizações e seus colaboradores são muitos. Para ter uma empresa de sucesso , é preciso focar na gestão de pessoas.

Como aumentar as vendas da sua empresa? Confira dicas fundamentais

 O capital humano é um dos recursos mais importantes da empresa. Sem os colaboradores, não pode existir a prestação de serviços e nem produção. Existem muitas dificuldades para manter a harmonia nas relações interpessoais em diversos ambientes, e não poderia ser diferente no  mundo corporativo.

Diante de tanto problemas, como manter uma equipe motivada e focada nos propósitos da empresa ?  Mais que isso, como fazer que eles compartilhem dos mesmos propósitos , a fim de obter as melhores performances ? 

Para solucionar estes e outros problemas, cuide do seu time , cuide dos seus colaboradores, aprenda a fazer gestão de pessoas e perceberá como se tornará mais fácil alcançar seus objetivos e os objetivos da sua empresa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!