Vencimento da garantia de produtos deve ser adiado frente a pandemia de Covid-19
shutterstock
Vencimento da garantia de produtos deve ser adiado frente a pandemia de Covid-19


A pandemia do COVID-19 gerou pânico na população e muitas dúvidas quanto aos direitos do consumidor, uma das quais relativa à questão do vencimento do prazo de garantia dos produtos e serviços.

A Organização Mundial da Saúde recomendou o isolamento social como medida necessária para redução do risco de contágio, com a consequente interrupção das atividades econômicas e dos serviços considerados não essenciais.

Procon-SP fiscaliza preços abusivos de máscaras e álcool em gel

No caso do vencimento da garantia dos produtos e serviços durante o período da quarentena, como fica a situação do consumidor que perdeu o prazo ?

O consumidor tem o direito à aquisição de um produto ou serviço sem vício ou defeito. Vício é um problema intrínseco, que acompanha o produto ou serviço desde a sua produção e o torna impróprio ou inadequado ao consumo, ou diminui seu valor.

Você viu?

Eventos cancelados na pandemia: como negociar com as empresas

Pode ser aparente, quando de fácil constatação, ou oculto, quando imperceptível no momento da aquisição. Defeito, ao contrário, não é um problema inerente ao produto ou serviço, mas que ocorre após a sua utilização .

Um fogão que lança chama em volume perigoso apresenta um vício. Se, ao ser acionado, provoca um incêndio no apartamento, apresentou um defeito (problema externo ao produto).

O defeito pressupõe o vício e se revela somente após a utilização. Deste modo, pode haver vício sem defeito, mas todo defeito pressupõe um vício anterior.
A distinção não é meramente acadêmica.

O prazo para pedir indenização pelos danos causados pelo defeito é de 5 anos. Na hipótese de vício, o prazo é bem menor, de 30 dias, se não durável, e 90 dias, se durável. Além desse prazo legal, existe o prazo contratual, não obrigatório. Quando concedido, deve ser somado ao prazo da garantia legal.

Temos assim, a fórmula: garantia total = garantia contratual (geralmente 01 ano) + garantia legal (30 ou 90 dias). Além disso, durante a quarentena nenhum prazo deve correr, nem o legal, nem o contratual.

Pandemia de Covid-19: consumidores não precisam temer desabastecimento

O Coronavírus é um evento de força maior que afetou todos os contratos ao mesmo tempo. Enquanto não for possível o exercício do direito à garantia, nenhum prazo correrá, pois não se perde um prazo que não pode ser exercitado.

Recusando-se o fornecedor a atendê-lo, deve procurar o órgão de defesa do consumidor mais próximo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!