O empreendedor americano Daniel Ally escreveu um artigo para o site Business Insider sobre alguns pensamentos simplistas que são muito comuns de se ouvir na rua. Pensando nisso, ele reuniu expressões que, em sua opinião deveriam ser evitadas por todos – e são deixadas de lado por todo milionário.
“Onde vou, ouço pessoas falando sobre dinheiro. Em uma conferência em particular, ouvi um grupo discutindo sobre como o dinheiro não é tudo e que ele não traz felicidade. Depois de notar seus pensamentos simplistas, sabia que deveria evitar essa conversa. Muitas pessoas têm orgulho em pregar suas filosofias sobre ganhar dinheiro, mas, infelizmente, vejo que elas são seriamente deseducadas sobre finanças pessoais”, escreveu Daniel.
Segundo o empreendedor, essas são as oito frases que todo milionário – ou aspirante a milionário – deveria evitar:
1. “Eu trabalho duro pelo meu dinheiro”
A maioria das pessoas pensa que deve trabalhar duro para ganhar dinheiro. Isso as força à exaustão até mesmo quando é completamente desnecessário. Você não tem que trabalhar duro pelo dinheiro, mas deve deixar que o dinheiro trabalhe para você. Dinheiro não vem de maneira difícil se você pode atrai-lo – ao invés dessa frase, diga: “dinheiro vem facilmente para mim em todas as direções. Tenho prosperidade”.
2. “Dinheiro não cresce em árvore”
Esta pessoa está, basicamente, insistindo em acreditar que dinheiro deve vir apenas de uma fonte, um pensamento muito errado que a maioria das pessoas tem. Em vez de pensar que só é possível conseguir dinheiro em um lugar ou de uma pessoa, acredite que a riqueza pode vir de qualquer lugar e a qualquer momento. Se você quer se tornar um milionário, deve saber que precisará que o dinheiro venha de diversos recursos.
3. “É muito caro ou eu não posso pagar por isso”
Isso acontece, normalmente, quando a pessoa encontra um preço de imóvel. A verdade é que o preço que está vendo é exatamente a linha de chegada que você precisa para se superar e, muitas vezes, impede a maioria das pessoas de atingir seus objetivos.
4. “Economizar para tempos de vacas magras”
Quando as pessoas me falam sobre economizar dinheiro, geralmente dão risada e falam com humildade. “Sabe como é, você tem de poupar para tempos de vacas magras”. Isso significa que elas, basicamente, estão me dizendo que esperam por um desastre e que as economias vão se esvair quando isso acontecer. Ao invés disso, as pessoas devem pensar em economizar para dias de sol, de vacas gordas, que são os dias de prosperidade: férias luxuosas, casas, grandes investimentos etc.
5. “Dinheiro é coisa do Diabo”
Muita gente fala disso e faz citações bíblicas sobre o poder do dinheiro para o mal. Esse pensamento também leva as pessoas a acreditarem que ricos são diabólicos. Entretanto, a ideia correta seria de que o amor pelo dinheiro faz a pessoa má. Afinal, riqueza não tem personalidade! Se dinheiro fosse ruim, porque você estaria lendo esse artigo?
6. “Meu cônjuge cuida das finanças”
Esta pessoa está, claramente, deixando a responsabilidade do dinheiro para outra. E eu sempre percebo que são exatamente estas pessoas que sempre se encontram em desespero financeiro. Aprenda: saiba sempre o que tem na sua conta bancária, mesmo que você confie no seu parceiro. Cheque isso todos os dias.
7. “Dinheiro não traz felicidade”
Eu sempre sorrio quando recebo dinheiro. Isso sempre me faz feliz. Além do mais, eu posso cuidar da minha família e comprar coisas que deixam nossa vida mais fácil.
Quando as pessoas dizem que dinheiro não compra felicidade, elas se referem ao que veem na grande mídia, às pessoas que estão na imprensa, mas não podem ver os verdadeiros milionários que aproveitam sua vida feliz.
8. “Dinheiro não é tão importante”
As pessoas sempre dizem que “é só dinheiro”, ou que “não faz isso por dinheiro”, que “é só dinheiro” – mas, afinal, por que o aceitam quando vem? Economia é muito importante e deve ser ensinado em casa, na escola, no trabalho e nos círculos religiosos. Aqueles que fogem das responsabilidades exigidas pelo dinheiro estarão sempre necessitados dele.
Aprenda a reagir diante do dinheiro, evite frases negativas como essas, encare o desafio e se prepare para uma vida financeira saudável. O mundo só te dará dinheiro quando você estiver pronto para isso.