Tamanho do texto

Todos sabemos que para subir um degrau na carreira é preciso esforço. Mas, há formas de demonstrar isso no dia a dia; veja

Se suas ações estiverem falando por si, você pode ser promovido sem nem mesmo pedir
Reprodução
Se suas ações estiverem falando por si, você pode ser promovido sem nem mesmo pedir

Ninguém gosta de ter de pedir pela promoção. Advogar para nós mesmos pode ser muito mais complicado do que falar por terceiros. Mas, a boa notícia é que, se seu chefe estiver prestando atenção e suas ações estiverem falando por si, você pode conseguir subir o degrau sem nem mesmo solicitar ao chefe. As informações são do Business Insider.

Provavelmente você sabe disso: fazer um bom trabalho é a maneira mais fácil de mostrar que merece um reconhecimento. Em um mundo ideal, você deve superar as expectativas – agora, se não segue neste caminho, ficará muito mais difícil conseguir crescer na empresa.

Se realizar um bom trabalho já tem sido sua rotina, veja outras 5 formas de conseguir a tão sonhada promoção.

1. Faça um trabalho "além do seu papel"

Superar expectativas é apenas o começo. Você deve também buscar maneiras de agregar valor aos projetos e fazer trabalhos que vão além de seu papel. Encontre coisas que precisam ser feitas, mas que ninguém tem tempo para isso.

2. Tenha ambição pelo crescimento, não por status

Seu chefe ficará muito mais impressionado no seu desejo de aprender do que com a ambição por aumentar de status ou posicionamento. Sua busca deve ser por aquisição de conhecimento e habilidade, não por um melhor título. Claro que você pode curtir esse tipo de conquista, afinal, somos humanos, mas eles não devem ser sua primeira motivação.

Segure a vontade de falar que você sabe isso e aquilo, ou que uma tarefa é “muito fácil para você”. Ao invés disso, procure dividir seus aprendizados e seja honesto.

3. Trabalhe constantemente no seu aperfeiçoamento

Pense da seguinte maneira: não há nada mais importante na sua carreira do que você mesmo. Acostume-se com esta ideia. Assim, sempre que atingir um alto patamar de conhecimento em algo, pergunte-se como poderia melhorar naquela área. Muitas pessoas tendem a fazer aquilo que sabem que podem fazer – e não aquilo que precisa ser feito e aprimorado.

Tenha coragem e trabalhe nas coisas que mais interferem em seu próprio sucesso. (Se tiver dúvida sobre em que poderia melhorar, pergunte ao seu chefe! Depois disso, trabalhe nisso com firmeza e, quem sabe, retire os obstáculos que te separam da promoção).

4.  Busque projetos de longo prazo

Tarefas que demoram mais para serem cumpridas são, naturalmente, mais complicadas. Quanto mais você sobe na hierarquia, mais seu trabalho se torna complexo. Entenda que saber resolver problemas é diferente de apenas ser esperto, envolve também a habilidade de mudar metas, executar estratégias, exergar além. Aprender, portanto, a enfrentar desafios é uma forma de se forçar para cima, não para baixo.

5. Desenvolva suas habilidades colaborativas

Trabalhos de médio e alto níveis normalmente exigem trabalho em grupo – que requerem menos do que dizem o que você deve fazer, e muito mais em ser capaz de fazer as coisas acontecerem sem usar a sua posição para alcançar resultados. Em toda grande equipe, sempre há pelo menos uma pessoa que faz as coisas serem mais fáceis, pois ela tem a capacidade de colaboração: ouvindo, comprometendo-se e mediando. Seja esta pessoa.

Veja 10 das atitudes mais bizarras cometidas em entrevistas de emprego