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As datas são consideradas as principais para o comércio varejista, mas as ocasiões de compras são distintas

A Black Friday tem se consolidado, ano após ano, como um dos eventos mais importantes para o varejo brasileiro. E, ao contrário do que muitos pensam, a proximidade com o Natal não vai fazer com que uma temporada de compras acabe sufocando a outra.

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De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google, tanto a Black Friday quanto o Natal terão oportunidades para atrair os clientes brasileiros por conta do foco que os próprios consumidores dedicam a cada uma dessas ocasiões.

O Natal ainda é a data mais importante do ano para o comércio; a Black Friday é a segunda
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O Natal ainda é a data mais importante do ano para o comércio; a Black Friday é a segunda

No relatório divulgado pela Gigante das Buscas, foi mencionado que a famosa sexta-feira de promoções é uma temporada na qual o usuário está de olho em itens e produtos voltados para consumo próprio (“eu mereço”), enquanto o Natal é mais voltado para investir em presentes para amigos e familiares (“eu presenteio”).

Dessa forma, Black Friday e Natal se tornaram as duas datas principais para o comércio varejista brasileiro. O Natal continua na primeira colocação, em 2017, por exemplo, a data movimentou R$ 51,2 bilhões. Para a Black Friday de 2018, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico  prevê lucro de R$ 2,87 bi de lucro para o setor nos dias 22 e 23 de novembro.

Outros motivos para diferenciar o Natal da Black Friday

Além das duas oportunidades de compra mencionadas (compra de interesse pessoal e compra de presentes), o texto divulgado pela empresa famosa pelo buscador também ressalta outros três momentos importantes: 13º salário, Ano Novo e saldão de início de ano.

Segundo o relatório, essas três ocasiões também possuem características próprias: enquanto a primeira é um momento que o cliente aproveita para fazer contas (“eu me organizo”), as outras duas são voltadas para comprar presentes para si mesmo (“eu me renovo” e “eu aproveito”, respectivamente). Assim, o Natal reúne o momento “vou comprar presente” e “vou comprar algo para mim”.

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Vale ressaltar que a Black Friday 2018 está marcada para o dia 23 de novembro, mas muitas empresas já estão preparando ofertas especiais para seus clientes. Fique de olho no iG Cupons para ter acesso ao que há de melhor em termos de oportunidades de compras para essa temporada. Aproveite os melhores descontos em diversos setores (moda, eletrônicos, informática) e economize!

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