Fies: programa financia cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas para estudantes de baixa renda
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Fies: programa financia cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas para estudantes de baixa renda

Uma nova força tarefa do Ministério da Fazenda se concentra agora em preparar pacote de auxílio aos estudantes que estão com pagamento em dia com o Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies), mas que muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras.

A pasta sinalizou nesta sexta-feira (8), que o braço do Novo Desenrola  será destinado especificamente para esse público e que deve ser lançado até o início de junho de 2026.

Também aos adimplentes vai ser apresentado no futuro uma espécie de estímulo para que ele continue pagando em dia Dario Durigan, ministro da Fazenda



A medida foi anunciada nas redes sociais oficiais do governo federal.

Durigan ressalta que o objetivo é criar um mecanismo que estimule esse grupo a continuar pagando o financiamento em dia, oferecendo em contrapartida um “alívio financeiro” proporcional ao compromisso financeiro e “ataca” em duas frentes.

Uma delas seriam juros bem menores do que os praticados atualmente e a outra, condições de refinanciamento com propostas melhores e com “melhor ajuste” ao bolso.

O ministro declarou que a pasta está negociando com as instituições financeiras que operam no Fies - a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB) - para saber como e de que forma vão oferecer essas vantagens financeiras.

Enquanto o governo pensa no formato de um programa que vai “premiar” os bons pagadores, os esforços do momento estão concentrados no público do outro lado da mesa; os inadimplentes do Fies, segundo o ministro da Fazenda.

O peso do Fies no cenário da inadimplência

O Fundo Estudantil foi criado a pouco mais de duas décadas, em 1999, com o objetivo claro de financiar 100% o estudo superior em instituições privadas.

Ao longo desses 21 anos, o Fies passou por ajustes e expansão e hoje é um dos principais pilares de acesso à educação superior no país.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE), dos 2,47 milhões de contratos ativos, mais da metade está em atraso.

Em maio de 2026 já bateu a marca recorde de pagamentos em atraso, chegando a mais de 60% inadimplentes, com dívidas acumuladas que ultrapassam R$ 120 bilhões.


Mirando no socorro inicial a esse público, dentro do Novo Desenrola, os assistidos pelo Fies podem ter desconto de até 99% para quitação ou renegociação de dívidas.

O Novo Desenrola

O novo Programa vem numa versão mais abrangente em 2026 e com o mesmo objetivo claro: limpar o nome, ser o trampolim para a retomada da saúde financeira e trazer um alívio para a economia brasileira.

“Isso tudo permite que, do ponto de vista pessoal, essa angústia com o nome sujo seja retirada e, ao mesmo tempo, o crédito possa voltar a existir para essas pessoas, mas um crédito melhor, em outras condições". Dario Durigan

Leia mais aqui:  O Desenrola Fies, como a ramificação do Programa é chamado, a medida tem contornos sociais e educacionais.

Segundo o Ministério da Fazenda a expectativa é que mais de 1 milhão de estudantes adotem a renegociação e quitação de suas dívidas.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes