
Nesta segunda (12), os Correios anunciaram um plano para reverter o prejuízo de R$ 2,6 bilhões de 2024, com jornada de 6 horas, suspensão de férias, fim do home office e cortes de cargos comissionados, medida que contrasta com a expansão de serviços e infraestrutura dos últimos anos.
As medidas de contenção contrastam com iniciativas recentes e algumas mais antigas de ampliação dos serviços oferecidos pela estatal. Desde 2017, por exemplo, está em funcionamento o Correios Celular. E ainda em 2025 está prevista a implementação do marketplace Mais Correios (veja detalhes dos dois serviços abaixo).
Promessa de economia bilionária
A expectativa é de economizar cerca de R$ 1,5 bilhão ao longo de 2025, além de captar R$ 3,8 bilhões em investimentos externos.
O plano prevê ainda corte de 30% nos custos da empresa por meio de redução salarial voluntária, prorrogação do Programa de Demissão Voluntária (PDV) e mudanças no formato do plano de saúde.
Apesar do cenário deficitário, quatro vezes maior que o de 2023, os Correios informam ter investido R$ 830 milhões em 2024, incluindo a aquisição de 50 furgões elétricos e 6.302 bicicletas para fomentar uma transição ecológica em sua logística.
Entregas não serão afetadas, diz estatal
Em nota ao Portal iG, os Correios afirmaram que as medidas adotadas fazem parte de uma estratégia de sustentabilidade e eficiência operacional e não devem comprometer os serviços prestados à população.
“Essas ações visam garantir o equilíbrio financeiro e a continuidade dos serviços, sem impacto no atendimento aos usuários”.
Na nota recebida no dia 09 de junho de 2025, a empresa admitiu que nos últimos dias houve dificuldades pontuais na malha de entregas por causa de ajustes contratuais com fornecedores, mas que medidas corretivas e operações extras já estão sendo tomadas para garantir a regularização dos prazos.
A expectativa da estatal é de normalização total das entregas a partir da próxima semana, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo, cujas linhas de transporte já foram regularizadas.
Serviço de telefonia segue ativo
Lançado em 2017, o Correios Celular é um serviço de telefonia móvel pré-paga oferecido em parceria com a EUTV, empresa autorizada pela Anatel.
Os planos partem de R$ 20 (cerca de R$ 107,80) e oferecem WhatsApp ilimitado, internet ativa por 30 dias e acúmulo de créditos.
A estatal informou ao Portal iG que o funcionamento do serviço não será impactado pelo plano de contenção de gastos, já que toda a estrutura necessária, como antenas, tecnologia e atendimento, é provida pela prestadora parceira.
"No modelo de negócio vigente, toda a estrutura que garante o funcionamento do serviço, como antenas, solução tecnológica e atendimento pós-venda, é assegurada pela prestadora."
Apesar de reunir 1.457 reclamações no Reclame Aqui entre 2024 e 2025, 46% delas relacionadas a planos pré-pagos e 25% a problemas com chips, o serviço mantém reputação alta, com nota 8,5 de 10, taxa de resolução de 91% e 79% de clientes dispostos a comprar novamente.
Os principais elogios são para a facilidade de recarga via app, SMS ou agências e a transparência na cobrança.
Marketplace será lançado gradualmente
Mesmo com restrições orçamentárias, os Correios confirmaram o lançamento do marketplace Mais Correios para 2025, em parceria com a empresa Infracommerce.
A nova plataforma utilizará a malha logística da estatal, presente em todos os 5.567 municípios do país, com objetivo de oferecer fretes competitivos e alcançar regiões remotas, especialmente no Norte e Nordeste.
Segundo a estatal, a iniciativa foi estruturada com planejamento rigoroso e aproveitamento de infraestruturas já existentes.
"A implementação será gradual, priorizando eficiência operacional, controle de custos e resultados sustentáveis no médio e longo prazo."
A primeira fase será voltada para grandes empresas, com seguros e rastreamento detalhado; a segunda integrará pequenos e médios empreendedores, ampliando a inclusão digital.
A operação começará com número restrito de vendedores para acelerar a maturidade da plataforma.
A empresa destaca ainda que a capacidade logística atual é suficiente para absorver a demanda do novo serviço, e que o marketplace contará com banco digital e soluções financeiras integradas.