Caso seja sabatinado pelo CAE do Senado, Galípolo precisará passar por plenário da Casa
Agência Senado
Caso seja sabatinado pelo CAE do Senado, Galípolo precisará passar por plenário da Casa


Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado , definiu a data na qual o plenário votará a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central . O anúncio foi feito na quarta e colocou a votação para 8 de outubro, após o primeiro turno das eleições 2024 .

Porém, como informou o presidente do Senado, Galípolo poderá ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes disso. A decisão será do presidente da CAR, Vanderlan Cardoso (senador pelo PSD-GO).

Antes de passar pela nomeação oficial, Galípolo - indicado ao cargo por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - precisaria ser sabatinado pela CAE do Senado e aprovado, depois, pelo plenário da Casa.

Cardoso disse na terça, 3, que a sabatina para Galípolo “provavelmente” acontecerá em 17 de setembro. No mesmo dia, haverá o primeiro dia de reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central. Galípolo ocupa o cargo de diretor de Política Monetária do BC.


Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, será relator da indicação - e classificou data da votação sugerida por Pacheco como “absolutamente razoável”:

“O próprio mercado, e vou me arriscar a dizer que o próprio atual presidente do BC, sabe da importância da gente sinalizar ao mercado quem vai conduzir a política monetária brasileira.”

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!