Segundo dados divulgados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2023, os brasileiros enfrentaram, em média, 10,4 horas sem energia elétrica devido a cinco interrupções no fornecimento ao longo do ano. Apesar desses desafios, o órgão destaca uma melhora na qualidade do serviço comparando os anos de 2022 e 2023.
Entre as distribuidoras de grande porte avaliadas, a CPFL Santa Cruz, localizada em São Paulo, obteve a melhor classificação em termos de qualidade de serviço no ano passado. Por outro lado, a Equatorial Goiás teve a pior colocação na avaliação da agência.
Os dados divulgados neste sábado (16) também incluem informações sobre compensação. Os valores de compensação por interrupções subiram de R$ 765 milhões em 2022 para R$ 1 bilhão em 2023.
A Aneel avaliou o desempenho das distribuidoras com base em dois critérios: o tempo médio que cada unidade consumidora, como residências e estabelecimentos comerciais, ficou sem energia elétrica, e o número médio de interrupções, denominado pela agência de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora.
Confira o ranking de desempenho das principais distribuidoras do país:
1° CPFL Santa Cruz
2° Equatorial Pará
3° Cosern
3° Energisa Sul-Sudeste
5° Energisa Tocantins
5° EDP Espírito Santo
5° Energisa Paraíba
8° Energisa Minas Rio
9° CPFL Piratininga
9° RGE
11° Energisa Mato Grosso
12° EDP SP
13° CPFL Paulista
13° Energisa Mato Grosso do Sul
15° Energisa Sergipe
15° Coelba
17° Light
18° Celpe
18° Elektro
18° Enel CE
21º Enel SP
21º Enel RJ
21º Equatorial MA
24º Celesc
25º Copel
26° Neoenergia Brasília
27° CEEE Equatorial
28° Equatorial Goiás