Pesquisa de Davos indica que Economia global deve sofrer em 2024
FreePik
Pesquisa de Davos indica que Economia global deve sofrer em 2024

Conforme indicado por uma pesquisa realizada entre economistas do Fórum Econômico Mundial , a perspectiva para 2024 aponta para um enfraquecimento nas condições econômicas globais. O levantamento, realizado anualmente antes da reunião anual em Davos, que começa nesta segunda-feira (15), envolveu mais de 60 economistas-chefes dos setores público e privado em todo o mundo.

Aproximadamente 56% dos entrevistados esperam um enfraquecimento nas condições econômicas globais este ano , revelando uma significativa disparidade regional. Embora a maioria antecipe um crescimento moderado ou mais robusto na China e nos Estados Unidos, há um consenso generalizado de que a Europa experimentará apenas um crescimento fraco ou muito fraco.

De acordo com as declarações de bancos centrais globais, que indicam que as taxas de juros atingiram seu ponto máximo,  70% dos entrevistados esperam um afrouxamento nas condições financeiras. Essa perspectiva surge à medida que a inflação diminui e a pressão atual nos mercados de trabalho perde intensidade, refletindo as análises dos especialistas sobre a tendência econômica.

Mais de 2.800 participantes estão previstos para o evento de cinco dias. Dentre eles, estão mais de 60 chefes de estado e de governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não planeja participar do evento este ano, mantendo a mesma decisão tomada em 2023.

Líderes como Emmanuel Macron, Ursula von der Leyen e Li Qiang participarão da reunião. O presidente argentino, Javier Milei, também deve comparecer. Antony Blinken representará os EUA, juntamente com Isaac Herzog, presidente israelense, e Mohammed Bin Abdulrahman Al Thani, primeiro-ministro do Catar. A discussão abordará maneiras de encerrar o conflito em Gaza e evitar uma nova escalada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!