Com a Black Friday por vir, o Procon-SP divulgou uma lista com 78 sites que devem ser evitados por consumidores. De acordo com o órgão de defesa, as empresas que constam na tabela possuem reclamações de consumidores registradas, receberam notificação e mesmo assim não responderam.
O Procon aponta que desde outubro o número de golpes em sites e envio de e-mails falsos relacionados à data aumentou exponencialmente. Na Black Friday de 2022, o Procon divulgou uma lista do gênero com mais de 40 sites; neste ano, a quantidade praticamente dobrou.
Acesse a lista pelo link: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
Como evitar golpes?
O órgão reuniu algumas recomendações para que o consumidor evite fraudes. Confira:
- O consumidor deve analisar, durante a promoção, as condições de pagamento oferecidas, as taxas de juros cobradas e os prazos para quitação; é fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.
- Antes de comprar é importante verificar se o perfil ou o site possui reclamações (se não houver comentários, desconfie); também é recomendável ter cuidado com preços baixos demais, que podem ser uma armadilha. Dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.
- O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor; não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta. Observar atentamente os dados da empresa em boletos, a titularidade de contas para depósito e outas informações, também ajudam o consumidor a identificar possíveis fraudes.