O presidente Lula confirmou a exoneração de Rita Serrano nesta quarta-feira (25) da presidência da Caixa Econômica Federal e a nomeação de Carlos Vieira Fernandes para o cargo.
A indicação do funcionário de carreira da instituição veio por meio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-PB) e entrega ao centrão mais um cargo do alto escalão do governo federal.
Quem é Carlos Vieira Fernandes?
Carlos Antônio Vieira Fernandes foi servidor de carreira da Caixa. É formado em economia e serviços sociais pela atual Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Também teve uma passagem pela BRB Financeira.
Desde 2012, passou por diversos cargos de confiança na Esplanada dos Ministérios.
No primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Carlos Vieira assumiu a secretaria executiva do Ministério das Cidades. Na época, o ministro da pasta era o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, também do PP e já aliado de Arthur Lira (PP-PB).
No segundo mandato de Dilma Rousseff, em 2015, foi secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, quando o titular da pasta era Gilberto Occhi. Carlos Vieira também chegou a assumir as respectivas pastas como ministro interino. Em contrapartida, em 2016, a ex-presidente o exonerou quando o PP começou a participar da articulação de seu impeachment.
Na gestão do ex-presidente Michel Temer, presidiu o Conselho da Fundação Federal de Economia (FUNCEF) por três anos.