ChatGPT: como usar para te ajudar a guardar dinheiro

Conversamos com o professor Marcos Barreto, da Escola Politécnica da USP, sobre como a IA pode ser usada para ajudar com as finanças.

O ChatGPT tornou-se uma das ferramentas mais utilizadas na internet, com mais de 100 milhões de usuários. A inteligência artificial já faz parte do dia a dia de muitas pessoas e facilita o cotidiano em diversos tipos de tarefas, inclusive aquelas ligadas à organização de finanças.

Wikimedia Commons

Para o Marcos Barreto, professor da Escola Politécnica da USP, ninguém deve usar o ChatGPT como um consultor econômico, mas algumas respostas são bastante corretas, e o mais importante é ter uma estratégia.

"Se eu quero economizar para atingir um certo objetivo, então eu pergunto para a IA quanto eu preciso economizar em quanto tempo, por exemplo", defende.

Redação EdiCase

1 - Cálculo previdenciário

O ChatGPT tem a capacidade de trabalhar com as informações dentro do contexto apresentado. Usando os comandos certos você pode calcular quanto precisa poupar mensalmente para receber determinado valor de aposentadoria no futuro.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

ChatGPT: veja dicas para melhorar seu currículo e arrumar um novo emprego

Lorena Amaro

2 - Análise de dados

A inteligência artificial pode coletar e acelerar a análise de um grande número de dados de forma rápida. Além disso, a tecnologia pode te ajudar a decidir sobre futuros investimentos pois identifica tendências de mercado. “Se você tiver diferentes planos de investimento vai perceber que o ChatGPT consegue fazer contas que talvez você não saiba como fazer. Ele é muito bom para comparar duas situações, como por exemplo, comprar a prazo ou à vista”, defende o professor.

Cassio Gusson

3 - Criação de relatórios financeiros

Além de ajudar com cálculos e resolução de problemas, o ChatGPT pode ensinar conceitos e esclarecer dúvidas. Ao utilizar o comando certo, é possível receber orientações e explicações passo a passo para compreender melhor os problemas, além de apresentar uma solução para questões mais complexas.

Cassio Gusson

ChatGPT: 8 comandos legais da Inteligência Artificial para usar no dia a dia

Wikimedia Commons

4 - Análise de despesas

"Quando você coloca o seu extrato bancário no ChatGPT você vai poder perguntar sobre categorias de despesas, onde você está gastando mais, onde pode economizar", defende o professor. "Várias instituições já possuem esse serviço, mas se o seu banco não tem você pode usar até mesmo para a sua microempresa", complementa o professor.

Unsplash/Rolf van Root

Usando uma combinação de processamento de linguagem natural e técnicas de aprendizado de máquina, o ChatGPT consegue contextualizar os comandos e fornecer respostas relevantes e precisas.

O comando inserido no chat, conhecido como "prompt", é essencial para direcionar a interação.Vale ressaltar que a IA está em constante evolução, portanto, as respostas podem variar de acordo com o dia da consulta e o estilo das perguntas.

Unsplash/Rolf van Root

Para utilizar o ChatGPT, é necessário criar uma conta no site da OpenAI. Ao acessar a plataforma, o usuário encontrará uma interface de chat semelhante a uma conversa em tempo real.

Nesse ambiente, é possível fazer perguntas ou solicitar informações à IA. O comando inserido no chat, conhecido como "prompt", é essencial para direcionar a interação. A IA interpretará as palavras fornecidas e responderá de acordo com o contexto.

Wikimedia Commons

É importante lembrar que do ponto de vista técnico, o ChatGPT foi treinado com informações de fatos ocorridos até 2021. Dessa forma, ainda não consegue avaliar questões que surgiram nos últimos dois anos.

Wikimedia Commons

Veja mais dicas para usar o ChatGPT:

Wikimedia Commons

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia

pixbay

Veja mais Top Stories