Marcos Barreto, professor da Escola Politécnica da USP e da Fundação Vanzolini, dá dicas de como a ferramenta pode auxiliar na hora de procurar um novo emprego.
Para começar a usar o ChatGPT, é necessário criar uma conta no site da OpenAI, a empresa responsável por essa inteligência artificial. Ao acessar a plataforma, você encontrará uma interface de chat semelhante a uma conversa em tempo real. Nesse ambiente, é possível fazer perguntas ou solicitar informações à IA. O comando inserido no chat, chamado de "prompt", é essencial para direcionar a interação. A IA interpretará as palavras fornecidas e responderá de acordo com o contexto.
Segundo o professor Marcos Barreto, da Escola Politécnica da USP, o ChatGPT tem se tornado um auxiliar bem interessante, mas é preciso que as pessoas leiam o que foi gerado, se é aquilo que você queria dizer mesmo, porque em algumas vezes o currículo produzido sai genérico.
É comum ter dificuldade de decidir quais são as experiências e qualificações que serão destacadas no currículo, O ChatGPT pode separar habilidades, experiências e outras informações em listas para você, de acordo com a vaga que você vai se candidatar.
Muitas vezes, as empresas pedem uma carta de apresentação. O ChatGPT é uma ferramenta útil para criar um texto completo e objetivo. Ao informar sua área de atuação, nível de experiência, trabalhos anteriores e habilidades relevantes, além dos valores da empresa e atribuições do cargo desejado, o texto pode ser ainda mais personalizado. Para o professor Marcos, "é recomendado sempre olhar o texto com atenção para ver se o texto está correto e ver se a IA não inventou nada, porque algumas vezes ela fantasia, e cria informações que não condizem com a realidade", defende o docente.
"A gente vê muitos erros de redação nos currículos que as pessoas põem no LinkedIn. São frequentemente textos mal escritos e com erros importantes de gramática. Então, por isso, essas ferramentas são úteis, não que elas sempre acertam, mas elas erram muito menos", defende o professor. Após escrever o seu currículo, é possível utilizar o ChatGPT para receber sugestões de revisão e edição. Compartilhe seu CV com o modelo e solicite orientações sobre como aprimorar clareza, coesão, gramática e estilo.
O ChatGPT é capaz de traduzir textos, fornecendo suporte na tradução de currículo para pessoas que não possuem domínio total de outros idiomas. Essa inteligência artificial demonstra compreensão do contexto, permitindo uma tradução mais precisa e refinada do que outras ferramentas, como o Google Tradutor ou semelhantes.
A ferramenta pode te ajudar a adaptar o seu currículo conforme a vaga e as características pedidas por ela. Se a empresa busca um profissional com experiência em vendas, por exemplo, é possível pedir para o chatbot destacar palavras-chaves que podem tornar o currículo mais parecido com que é procurado.